v. 11 n. 1 (2022): APRENDIZAGEM CRIATIVA: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO
As mudanças sociais desencadeadas pelo desenvolvimento tecnológico fazem com que as práticas educacionais tradicionais, moldadas para uma sociedade que deixou de existir, deem lugar a novas práticas. O uso de metodologias ativas centradas no aluno, no desenvolvimento de projetos, na resolução de problemas, na gamificação, entre outros aspectos, tem recebido especial atenção. Contudo, a abordagem pedagógica adotada no uso destas metodologias muitas vezes permanece instrucional e com pouco protagonismo por parte do aluno. O desenvolvimento das novas habilidades necessárias para a sociedade em que vivemos depende da adoção de uma abordagem pedagógica que permita ao aluno aprender a aprender e aprender a conviver. A abordagem pedagógica da Aprendizagem Criativa, proposta pelo grupo de trabalho Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab, defende a criação de experiências de aprendizagem baseadas em um processo educacional em forma de espiral, no qual o aluno imagina, cria, brinca, compartilha e reflete, gerando novas ideias e reiniciando o processo. Para que este processo aconteça, a abordagem se sustenta na utilização de: "Projetos" definidos em acordo entre professores e alunos, que de alguma forma despertem o interesse e respeitem a "Paixão" dos alunos, que desenvolvem e compartilham suas descobertas em "Pares" e que permitam a experimentação, o erro em um "Pensar brincando". A Aprendizagem Criativa dá sequência ao Construcionismo de Seymour Papert, para o qual o aluno constrói seu conhecimento de forma mais relevante quando está construindo algo. Assim, este dossiê buscou abranger trabalhos resultantes de práticas, pesquisas teóricas e/ou empíricas que utilizam os conceitos da Aprendizagem Criativa no desenho de experiências de aprendizagem.
Organizadores:
Prof. Dra. Carolina Campos Rodeghiero (MIT/IFRS) e Prof. Dr. André Peres (IFRS)
Arte de capa: Fotografia de Cimara Valim de Melo (2022)