Uso do laboratório de ciências/biologia e o desenvolvimento de habilidades científicas: o que os estudos revelam?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5759

Resumo

Resumo: Na escola, o Laboratório de Ciências/Biologia é um espaço de ensino e de aprendizagem que pode ser utilizado para construir a aprendizagem do conhecimento científico junto com os estudantes. Dessa forma, este estudo parte da seguinte questão: como o Laboratório de Ciências/Biologia pode ser utilizado nas aulas de Ciências/Biologia nas escolas brasileiras da Educação Básica? Assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender como o Laboratório de Ciências/Biologia pode ser utilizado no ensino de Biologia da Educação Básica. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura utilizando como descritores o termo laboratório e ensino de Biologia em bases de dados como o Portal de Periódicos Capes/MEC, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, os anais de trabalhos completos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências e os anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia de 2015 a 2020. Os resultados indicam que o Laboratório de Ciências/Biologia pode ser utilizado para a proposição de aulas práticas, sendo elas experimentais ou não, de projetos e de exposições didáticas, com finalidade introdutória, integrada ou complementar. Somado a isso, por meio de aulas nesse espaço, foram desenvolvidas habilidades científicas que versavam desde a proposição de hipóteses, coleta, análise e registro de dados, até a comunicação de ideias. Desse modo, essa pesquisa pode contribuir para a formação dos professores de Biologia tecendo possibilidades no uso do Laboratório de Ciências/Biologia frente a sua atuação docente.

Palavras-chave: Ensino de Biologia. Laboratório de Ciências. Educação Básica.

Resumo: Na escola, o Laboratório de Ciências/Biologia é um espaço de ensino e de aprendizagem que pode ser utilizado para construir a aprendizagem do conhecimento científico junto com os estudantes. Dessa forma, este estudo parte da seguinte questão: como o Laboratório de Ciências/Biologia pode ser utilizado nas aulas de Ciências/Biologia nas escolas brasileiras da Educação Básica? Assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender como o Laboratório de Ciências/Biologia pode ser utilizado no ensino de Biologia da Educação Básica. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura utilizando como descritores o termo laboratório e ensino de Biologia em bases de dados como o Portal de Periódicos Capes/MEC, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, os anais de trabalhos completos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências e os anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia de 2015 a 2020. Os resultados indicam que o Laboratório de Ciências/Biologia pode ser utilizado para a proposição de aulas práticas, sendo elas experimentais ou não, de projetos e de exposições didáticas, com finalidade introdutória, integrada ou complementar. Somado a isso, por meio de aulas nesse espaço, foram desenvolvidas habilidades científicas que versavam desde a proposição de hipóteses, coleta, análise e registro de dados, até a comunicação de ideias. Desse modo, essa pesquisa pode contribuir para a formação dos professores de Biologia tecendo possibilidades no uso do Laboratório de Ciências/Biologia frente a sua atuação docente.

Palavras-chave: Ensino de Biologia. Laboratório de Ciências. Educação Básica.

Biografia do Autor

Bibiane de Fátima Santos, Universidade Federal de Alagoas

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões, Maceió. Foi monitora do Setor de Práticas Pedagógicas, nas disciplinas de Estágio Supervisionado 1, 2 e 4. Faz parte do Laboratório de Práticas e Ensino de Biologia (LAPEBIO). A área de atuação abrange Práticas e Ensino de Biologia e Formação de Professores de Biologia, com ênfase na temática dos Laboratórios de Ciências e Ensino por Investigação.

Maria Danielle Araújo Mota, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus A.C Simões. Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eixo Ensino de Ciências. Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE). Professora dos Programas: PPGECIM/ UFAL e PPGEFOP/UFAL. Atua na área de Formação de Professores de Ciências e Biologia e Ensino porinvestigação. E-mail:danielle.araujo@icbs.ufal.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7305-647

Ana Paula Solino, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Campus do Sertão). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e pós-doutora em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da UESC e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA (2013). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA. Atua no Programa de Pós Graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP), Campus de Arapiraca-AL. E-mail: ana.solino@delmiro.ufal.br Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-4232-4516

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

SANTOS, B. de F.; MOTA, M. D. A.; SOLINO, A. P. Uso do laboratório de ciências/biologia e o desenvolvimento de habilidades científicas: o que os estudos revelam?. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5759. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5759. Acesso em: 4 dez. 2022.