O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo está sendo submetido em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, SEM CONTER QUALQUER identificação do autor, para a avaliação às cegas.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em 'Assegurando a avaliação pelos pares cega' foram seguidas.
  • No caso de artigo fruto de pesquisa com seres humanos, a pesquisa foi submetida e devidamente aprovada por comitê de ética em pesquisa. (Marque este item para seguir se a pesquisa não for com seres humanos.)

Diretrizes para Autores

#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia incentiva a produção científico-acadêmica sobre a educação e suas relações com a ciência e a tecnologia, através do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. A revista aceita trabalhos originais e inéditos, que estejam em conformidade com a proposta do periódico.

Os textos devem estar escritos em Português, Inglês ou Espanhol. Manuscritos devem ser submetidos em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, SEM CONTER QUALQUER identificação do autor, para a avaliação às cegas. Somente aos artigos aceitos após avaliação pelos pares será solicitada a inclusão dos dados dos autores.

 No caso de manuscritos que envolvam pesquisa com humanos, é necessário que o(s) autor(es) registre(m) na submissão, em nota de rodapé, que o trabalho foi submetido a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). No caso de textos com imagens ou nomes reais, solicita-se que também seja registrado que houve a autorização da divulgação de nomes/imagens dos participantes. É de total responsabilidade do(s) autor(es) a publicação de dados que envolvam pesquisa com humanos, dados reais e/ou imagens, bem como opiniões e afirmações contidas em seus respectivos textos. 

A revista contém as seguintes seções:

Dossiê (destinada à publicação de artigos vinculados ao tema proposto em cada edição).

Seção Livre (destinada à publicação de artigos vinculados à proposta da revista, mas que não se adequam ao tema proposto pelo Dossiê).

Resenhas (destinado à publicação de resenhas de livros da área de educação, ciência e tecnologia, que tenham sido lançados a, no máximo, dois anos).

Espaço Plural (destinado à publicação de textos de gêneros diversos, como relatos de experiências pedagógicas, entrevistas e produções acadêmicas de estudantes de diferentes níveis de ensino).

Para submissão de trabalho ao Dossiê e à Seção livre, serão aceitos trabalhos de especialistas, mestres e doutores. Para submissão à seção Resenhas, serão aceitos trabalhos de graduados, especialistas, mestres, doutores. Para submissão à seção Espaço plural, serão aceitos trabalhos de estudantes de nível técnico e superior, pós-graduandos, especialistas, mestres, doutores.

Para os trabalhos enviados por estudantes de nível técnico e superior, é obrigatória a existência de um professor orientador mestre ou doutor. 

Os originais devem ser submetidos pelo site da revista, de acordo com as solicitações e as regulamentações expressas pela revista. Os textos submetidos serão avaliados por membros do Conselho Editorial, do Conselho Científico e por pareceristas ad hoc, que selecionarão os textos para publicação.

Dentre os critérios de seleção, são consideradas, em todas as seções, a política editorial da revista, a originalidade, o conteúdo e a qualidade linguística. Serão também observadas no processo de avaliação a qualidade argumentativa, a relevância teórica e/ou prática e a obediência às normas da ABNT (NBR 6022/2018, NBR 6023/2018, NBR 6024/2003, NBR 6028/2003, NBR 10520/2002 e NBR 14724/2011).

Em cada processo editorial, é permitida a submissão de um (1) trabalho por pesquisador(a) como autor(a) principal e até e três (3) como coautor. Em cada trabalho, é permitido o máximo de cinco (5) coautores.

As submissões que não estiverem de acordo com as diretrizes para autores serão desconsideradas. A revisão do texto a ser submetido é de responsabilidade do(s) autor(es); entretanto, a comissão editorial reserva-se o direito de submeter o artigo à revisão linguística quando julgar necessário. Ao submeter e/ou publicar o trabalho, o autor considera-se ciente e aceita as diretrizes para autores e normas de publicação.

As opiniões emitidas nos textos, bem como o conteúdo dos mesmos, são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião da #Tear.

Normas para publicação:

Template: Microsoft Word e PDF. (Clique > Menu superior direito > Fazer download)

Os trabalhos devem ser digitados em processador de texto Word for Windows ou compatível, em formato A4. 

Os trabalhos submetidos em língua portuguesa devem estar redigidos conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrou em vigor em 2009.

Extensão: Os artigos devem ter de 10 a 20 páginas, incluindo figuras, tabelas e referências. As resenhas devem conter de 2 a 5 páginas.

Margens: As margens devem ter configuração de 3cm (superior e esquerda) e 2cm (inferior e direita).

Fonte: Times New Roman. 

Recuo de parágrafo: 1,25cm.

Fonte e alinhamento: Times New Roman, corpo 12, com alinhamento justificado ao longo de todo o texto com exceção das Referências, que devem estar alinhadas à esquerda.

Entrelinhamento: simples, com espaçamento entre parágrafos de 6pt.

Citações: quando não ultrapassarem três linhas, devem estar com a mesma formatação do corpo do texto, entre aspas duplas. Quando maiores que três linhas, devem ser separadas do corpo do texto por um espaço, com fonte tamanho 10, espaço entre linhas simples e recuo de 4 cm à esquerda. O sistema de chamada deve ser autor-data, com as seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano da edição e página - conforme modelo (MORETTI, 2003, p. 81). Para mais informações, deve ser observada a NBR 10520/2002.

Notas explicativas: se realmente necessárias, devem ser escritas em nota de rodapé, com fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples e alinhamento justificado.

Títulos e subtítulos das seções: sem recuo de parágrafo, numerados conforme a NBR 6024/2012 (com exceção para resumos/palavras-chave, referências, apêndices/anexos, que devem aparecer sem numeração). Deve-se usar negrito para as seções primárias, sem grifo para as seções secundárias, itálico para as seções terciárias, com letra maiúscula somente para a primeira palavra da seção. 

Alíneas: conforme a NBR 6024/2012, indicadas alfabeticamente, em letra minúscula, seguida de parêntese, com recuo em relação à margem esquerda. O texto que antecede as alíneas termina em dois pontos; o texto da alínea deve começar por letra minúscula e terminar em ponto-e-vírgula, exceto a última alínea que termina em ponto final.

Referências: conforme a NBR 6023/2018, ordenadas pelo sistema alfabético, alinhadas à esquerda, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Os títulos das referências devem ser destacados por negrito.

Os artigos devem estar de acordo com a NBR 6022/2018 e conter, obrigatoriamente, os seguintes elementos: título e subtítulo (se houver); título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês); nome(s) do(s) autor(es); resumo e palavras-chave na língua do texto e em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês); introdução, desenvolvimento, considerações finais;referências; apêndices e anexos (se necessário).

Título e subtítulo (se houver): na primeira linha, centralizado(s), em negrito e em letras maiúsculas, tamanho 12. Quando houver subtítulo, este deve ser separado do título por dois-pontos (:). 

Título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira: separado do título por um espaço duplo, em negrito, apenas com as iniciais em letras maiúsculas, com exceção para termos de ligação. 

Nome(s) do(s) autor(es) – somente aos trabalhos aceitos para publicação: separado(s) do título/subtítulo em língua estrangeira um espaço duplo, alinhado(s) à direita, inserido(s) de forma direta (prenome e sobrenome), usando maiúsculas somente nas letras iniciais. Em nota de rodapé, deve constar o currículo sucinto de cada autor, com titulação, vinculação institucional, Orcid e endereço de contato.  A nota de rodapé deve aparecer com sistema de chamada por asterisco(*), inserido por meio do menu Referências > Notas de Rodapé > Marca personalizada. Para mais de um autor, adicionar um asterisco em cada chamada, de modo sequencial. 

Resumo: separado do(s) nome(s) por um espaço, com alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples, fonte tamanho 12, em parágrafo blocado, sem ultrapassar 250 palavras. Deve estar em conformidade com a NBR 6028/2003, expressando com clareza e concisão objeto, objetivos, metodologia, resultados e conclusões.

Palavras-chave: logo abaixo do resumo, de 3 a 5 palavras, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

Resumo e palavras-chave (em língua estrangeira): após o resumo e as palavras-chave na língua do texto, separados deles por um espaço simples e com formatação igual.

As submissões que não estiverem de acordo com as diretrizes para autores serão rejeitadas. A revisão do texto a ser submetido é de responsabilidade do(s) autor(es).

A publicação do trabalho implica a autorização de publicação para a #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, bem como a cessão dos direitos autorais.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.