Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

(Atualizadas em agosto de 2024)

#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia incentiva a produção científico-acadêmica sobre a educação e suas relações com a ciência e a tecnologia, através do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. A revista aceita trabalhos originais e inéditos, que estejam em conformidade com a proposta do periódico.

A revista trabalha com fluxo editorial semestral. Trabalhos submetidos de abril a agosto serão avaliados a partir de setembro e, se aceitos, publicados na edição de dezembro. Trabalhos submetidos de setembro a março serão avaliados a partir de abril e, se aceitos, publicados na edição de julho. A #Tear não trabalha com artigos pré-selecionados, pois todos os trabalhos submetidos estão sujeitos à avaliação pelos pares às cegas.

O processo editorial compõe-se das seguintes etapas: a) pré-avaliação pela Comissão Editorial (nesta etapa, submissões que desconsiderarem as Condições de Submissão e as Diretrizes para Autores, em um ou mais quesitos, poderão ser rejeitadas; b) avaliação pelos pares às cegas (com, no mínimo, dois pareceristas ad hoc); c) comunicação com os autores sobre a decisão editorial (aceite, correções obrigatórias, rejeição); d) período de adequação dos trabalhos e reenvio do texto corrigido/ajustado pelos autores; e) reavaliação dos trabalhos pelos editores de seção; f) processo de edição/editoração dos trabalhos aprovados para publicação; g) publicação. 

No caso de manuscritos que envolvam pesquisa com humanos, é necessário que o(s) autor(es) registre(m) na submissão, em nota de rodapé, que o trabalho foi submetido a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). No caso de textos com imagens ou nomes reais, solicita-se que também seja registrado que houve a autorização da divulgação de nomes/imagens dos participantes. É de total responsabilidade do(s) autor(es) a publicação de dados que envolvam pesquisa com humanos, dados reais e/ou imagens, bem como opiniões e afirmações contidas em seus respectivos textos. 

A revista contém as seguintes seções:

Dossiê (destinada à publicação de artigos científicos vinculados ao tema proposto em cada edição).

Seção Livre (destinada à publicação de artigos científicos vinculados à proposta da revista, mas que não se adequam ao tema proposto pelo Dossiê).

Resenhas (destinado à publicação de resenhas de livros da área de educação, ciência e tecnologia, que tenham sido lançados há, no máximo, dois anos).

Espaço Plural (destinado à publicação de relatos de experiências pedagógicas e produções acadêmicas de estudantes de diferentes níveis de ensino, desde que sob orientação de mestre ou doutor).

Para submissão ao Dossiê, à Seção livre e a Resenhas, serão aceitos trabalhos de mestres e doutores.  Para submissão à seção Espaço Plural, serão aceitos trabalhos de estudantes de nível técnico e superior, pós-graduandos, especialistas, mestres, doutores.

No caso de trabalhos de estudantes submetidos ao Espaço Plural, será obrigatória a apresenação, como documento suplementar à submissão, de declaração  assinada do(a) orientador(a) com o registro de que o manuscrito foi revisado e aprovado por ele(a) para submissão ao periódico. Trabalhos de estudantes sem a devida declaração poderão ser rejeitados na etapa de pré-avaliação.

Para os trabalhos enviados por estudantes de nível técnico e superior, é obrigatória a existência de um professor orientador mestre ou doutor como orientador na submissão. 

Importante: O registro da formação mínima nos metadados é requerido a TODAS as pessoas autoras/coautoras, via sistema, no ato da submissão, conforme orientações constantes no Tutorial para Autores (disponível aqui), sob pena de rejeição na etapa de pré-avaliação.

Os dados de titulação precisam ser informados no cadastro de cada um dos autores/coautores, com preenchimento dos Dados Complementares, contendo o link do Currículo Lattes (URL) e do Orcid (Orcid ID), a Instituição/Afiliação e a titulação (Resumo da Bibliografia). Não serão aceitas inclusões e alterações posteriores na lista de autores/coautores, então é fundamental o registro correto, visto que ele gera os dados dos autores quando da publicação. Autores que não completarem adequadamente os dados dos autores/coautores poderão ter seu trabalho rejeitado.

Os originais devem ser submetidos pelo site da revista, de acordo com as solicitações e as regulamentações expressas  no processo de submissão via sistema. Os textos submetidos serão avaliados por membros do Conselho Editorial, do Conselho Científico e por pareceristas ad hoc, que selecionarão os textos para publicação.

Dentre os critérios de seleção, são consideradas, em todas as seções, a política editorial da revista, a originalidade, o conteúdo e a qualidade linguística. Serão também observadas no processo de avaliação a qualidade argumentativa, a relevância teórica e/ou prática e a obediência às normas da ABNT (NBR 6024/2012, NBR 6022/2018, NBR 6023/2018, NBR 6028/2021, NBR 10520/2023). 

Todos os trabalhos que passarem na etapa de pré-avaliação e de avaliação pelos pares deverão ser reenviados, dentro do período solicitado no e-mail com a decisão editorial, com as solicitações realizadas. Recomenda-se fortemente a revisão linguística, por profissional qualificado, nas duas línguas – do texto e do resumo em língua estrangeira. 

Em cada processo editorial, é permitida a submissão de um (1) trabalho por pesquisador(a) como autor(a) principal e até três (3) como coautor. Em cada trabalho, é permitido o máximo de cinco (5) autores/coautores ao total.

Caso os pareceristas ad hoc recomendem a revisão linguística do texto, será solicitado atestado de que o texto foi revisado linguisticamente por profissional qualificado nas línguas em questão  (template aqui - Menu superior direito > Fazer download). Autores deverão fazer o download do template, pois não será dado acesso para edição do arquivo acima. A revisão do texto  submetido é de responsabilidade do(s) autor(es).

As submissões que não estiverem de acordo com as diretrizes para autores nem seguirem o template da revista serão rejeitadas. A revisão do texto a ser submetido é de responsabilidade do(s) autor(es); entretanto, a comissão editorial reserva-se o direito de submeter o artigo à revisão linguística quando julgar necessário.

Ao submeter e/ou publicar o trabalho, o autor considera-se ciente e aceita as diretrizes para autores e normas de publicaçãoAs opiniões emitidas nos textos, bem como o conteúdo dos mesmos, são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião da #Tear.

 

Normas de estilo, formatação e publicação:

>> Template: Microsoft Word. (Clique > Menu superior direito > Fazer download) Autores deverão fazer o download do template para a produção do arquivo de acordo com as normas editoriais, pois não será dado acesso para edição do arquivo acima. Submissões fora do template serão rejeitadas.

Os textos devem estar escritos em Português, Inglês e/ou Espanhol. Manuscritos devem ser submetidos em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, tamanho de página A4, conforme template, sem conter qualquer identificação do autor, no texto ou nos metadados do arquivo, para a avaliação às cegas. Somente aos artigos aceitos após avaliação pelos pares será solicitada a inclusão dos dados dos autores. Os trabalhos submetidos em língua portuguesa devem estar redigidos conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrou em vigor em 2009.

Grifos: Devem ser evitados no trabalho, em especial negrito e sublinhado, os quais NÃO deve ser utilizados no corpo do texto. O uso do itálico se RESTRINGE a títulos de obras referidos no corpo do texto e a termos estrangeiros NÃO incluídos no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). Para destaque de alguma palavra, recomenda-se o uso de aspas simples.

Extensão: Os artigos devem ter de 10 a 20 páginas, incluindo figuras, tabelas e referências. As resenhas devem conter de 2 a 5 páginas. Trabalhos enviado fora do limite de páginas serão rejeitados.

Margens: As margens devem ter configuração de 3cm (superior e esquerda) e 2cm (inferior e direita).

Recuo de parágrafo: 1,25cm.

Fonte e alinhamento: Times New Roman, corpo 12, com alinhamento justificado ao longo de todo o texto com exceção das Referências, que devem estar alinhadas à esquerda.

Entrelinhamento: simples, com espaçamento entre parágrafos de 6pt – com exceção para espaçamentos antes e após ilustrações, que ficarão com espaçamento simpes e sem espaçamento entre parágrafos (0pt).

Citações: quando não ultrapassarem três linhas, devem estar com a mesma formatação do corpo do texto, entre aspas duplas. Quando maiores que três linhas, devem ser separadas do corpo do texto por um espaço, com fonte tamanho 10, espaço entre linhas simples e recuo de 4 cm à esquerda. O sistema de chamada deve ser autor-data, atualizado conforme a NBR 10520/2023, com as seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor apenas com a letra inicial em mai´úscula, ano da edição e página - conforme modelo (Moretti, 2003, p. 81). A utilização de termos como idem e ibidem não será aceita, apenas o sistema autor-data.

Termos como et. al e apud devem conter itálico. A citação de informação verbal (por exemplo, fragmentos de entrevistas, depoimentos e observações) deve seguir a mesma regra geral de citações, sem o uso de itálico nos trechos citados. Para mais informações, deve ser observada a NBR 10520/2023.

Notas explicativas: se realmente necessárias, devem ser escritas em nota de rodapé, com fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples e alinhamento justificado. NÃO utilizar notas de rodapé para inclusão de citações e referências, visto que as citações obedecem o sistema autor-data, no corpo do texto, e as referências devem ser listadas ao final do trabalho, em ordem alfabética. Caso o artigo seja fruto de monografia, dissertação ou tese, deverá também ser incluída em nota de rodapé a menção ao trabalho acadêmico do qual ele teve origem. 

Títulos e subtítulos das seções: sem recuo de parágrafo, numerados conforme a NBR 6024/2012 (com exceção para resumos/palavras-chave, referências, apêndices/anexos, que devem aparecer sem numeração). Deve-se usar negrito para as seções primárias, sem grifo para as seções secundárias, itálico para as seções terciárias, com letra maiúscula somente para a primeira palavra da seção. 

Alíneas: conforme a NBR 6024/2012, indicadas alfabeticamente, em letra minúscula, seguidas de parêntese, com recuo em relação à margem esquerda. O texto que antecede as alíneas termina em dois pontos; o texto da alínea deve começar por letra minúscula e terminar em ponto-e-vírgula, exceto a última alínea que termina em ponto final. Toda e qualquer enumeração de tópicos deve ser formatada com alíneas.

Ilustrações e tabelas: Ilustrações devem seguir a formatação prevista na NBR 6022/2018 e descrita no template disponível nas Diretrizes para Autores, com indicação de título (acima da imagem) e de fonte (abaixo) centralizados no texto, em fonte tamanho 10. Não devem ser utilizados grifos de qualquer tipo no título e na fonte. Tabelas devem ser padronizadas de modo semelhante ao das ilustrações, introduzidas por sua palavra designativa. lustrações e tabelas devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem. Quadros não devem ser confundidos com tabelas, cujo conteúdo é essencialmente numérico. Trabalhos que não tiverem ilustrações e tabelas apresentados adequadamente poderão ser rejeitados.

Referências: devem estar em conformidadade com a NBR 6023/2018, ordenadas pelo sistema alfabético, alinhadas à esquerda, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Os títulos das referências devem ser destacados por negrito, sem quaisquer grifos nos subtítulos ou nos hiperlinks, que devem ser incluídos e estar ativos.

Importante: NÃO serão aceitas referências incluídas em notas de rodapé ou no corpo do trabalho. TODAS as referências devem estar ao final do trabalho.

Os artigos devem estar de acordo com a NBR 6022/2018 e conter, obrigatoriamente, os seguintes elementos: título e subtítulo (se houver); título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês); nome(s) do(s) autor(es); resumo e palavras-chave na língua do texto e em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês); introdução, desenvolvimento, considerações finais (estes três numerados); referências; apêndices e anexos (se necessário). Caso haja apêndices e anexos ao final do trabalho, deverá haver a devida menção aos documentos no corpo do texto, conforme exemplos a seguir: Apêndice A, Anexo A.

Título e subtítulo (se houver): na primeira linha, centralizado(s), em negrito e em letras maiúsculas, tamanho 12. Quando houver subtítulo, este deve ser separado do título por dois-pontos (:). 

Título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira: separado do título por um espaço duplo, em negrito,  com as iniciais de cada palavra letras maiúsculas, com exceção para termos de ligação. 

Nome(s) do(s) autor(es) – somente aos trabalhos aceitos para publicação: separado(s) do título/subtítulo em língua estrangeira um espaço duplo, alinhado(s) à direita, inserido(s) de forma direta (nesta ordem: prenome e sobrenome), usando maiúsculas somente nas letras iniciais. Em nota de rodapé, deve constar o currículo sucinto de cada autor, com dados de titulação (observar titulação mínima para cada seção deste periódico), vinculação institucional, Orcid e endereço de contato.  A nota de rodapé deve aparecer com sistema de chamada por numeração cardinal sequencial, inserido por meio do menu Referências > Notas de Rodapé. Para mais de um autor, adicionar uma numeração a cada chamada, de modo sequencial. A ordem dos autores no arquivo e nos metadados deve ser a mesma. 

Resumo: separado do(s) nome(s) por um espaço, com alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples, fonte tamanho 12, em parágrafo blocado, sem ultrapassar 250 palavras. Deve estar em conformidade com a NBR 6028/2021, expressando com clareza e concisão objeto, objetivos, metodologia, resultados e conclusões.

Palavras-chave: logo abaixo do resumo, de 3 a 5 palavras, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

Resumo e palavras-chave (em língua estrangeira): após o resumo e as palavras-chave na língua do texto, separados deles por um espaço simples e com formatação igual.

>> Atenção: as submissões que não estiverem de acordo com as diretrizes para autores serão REJEITADAS na etapa de pré-avaliação, pela Equipe Editorial. 

>> Tutorial para submissão aqui.

>> Template para envio do atestado de revisão linguística: aqui.

>> Tutorial para envio de trabalhos revisados (após aceite com ressalvas) aqui.

Condições para submissão

Você deve ler e reconhecer que você completou os requisitos abaixo antes de prosseguir.

  • O arquivo está sendo submetido em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, SEM CONTER QUALQUER identificação do autor e conforme o Tutorial para Autores (disponível aqui), para a avaliação às cegas. As instruções disponíveis em "Garantindo o Blind Review" (disponível no momento da importação do trabalho) foram seguidas para o arquivo enviado.
  • Em caso de trabalho com participação de estudante de nível médio e/ou graduação como autor principal, este foi direcionado à seção Espaço Plural e contém orientador(a) mestre ou doutor(a), bem como declaração assinada conforme Diretrizes para Autores. 
  • As citações e as referências estão de acordo com as normas vigentes da ABNT (citações devem possuir os sobrenomes entre parênteses apenas com a inicial em maiúscula, conforme NBR 10520/2023). URLs para as referências foram informadas quando possível e sem a presença de grifos (azul/sublinhado) nos hiperlinks.
  • No caso de artigo fruto de pesquisa com seres humanos, a pesquisa foi submetida e devidamente aprovada por comitê de ética em pesquisa. (Marque este item para seguir se a pesquisa não for com seres humanos e não precisar de aprovação.)
  • O texto segue os padrões de formatação descritos em Diretrizes para Autores - submissões em desacordo serão rejeitadas.
  • A contribuição é original e inédita, não foi previamente publicada no todo ou em parte em anais/periódicos/livros, nem está sendo avaliada para publicação em outra revista. Para manuscritos derivados de trabalhos de conclusão, dissertações e teses, deve-se mencionar a correlação em nota de rodapé.
  • Nos metadados da submissão foram usadas letras maiúsculas APENAS para as iniciais de nomes e sobrenomes e o e-mail foi incluído; nos dados complementares, os dados institucionais e de formação de CADA autor/coautor foram DEVIDAMENTE informados, além de link para o Lattes e ORCID DE CADA AUTOR/COAUTOR; além disso, título e subtítulo do manuscrito foram registrados APENAS com a inicial da primeira palavra em maiúscula nos metadados, com exceção para siglas e nomes próprios. Submissões com metadados incompletos, sem Orcid e/ou dados biográficos para todos os autores, serão rejeitadas.

Política de Privacidade

Os nomes e os endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.