O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    It is and original unpublished work which is not under evaluation by another journal; otherwise it must be justified under “Comments to editor”.URLs for reference have been informed whenever possible.
  • O arquivo está sendo submetido em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, SEM CONTER QUALQUER identificação do autor, para a avaliação às cegas.

    The file is being submitted for double-blind review in Microsoft Word, OpenOffice or RTF format, WITHOUT any identification of the authors.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

    URLs for the references have been informed as possible.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

    Text observes journal’s style standards and bibliographic requirements described under Instructions for Authors on page About the Journal.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

    In case of submission to a peer evaluated section (papers, for instance), instructions on how to assure blind peer evaluation have been observed.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES PARA AUTORES:

#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia incentiva a produção científico-acadêmica sobre a educação e suas relações com a ciência e a tecnologia, através do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. A revista aceita trabalhos originais e inéditos, que estejam em conformidade com a proposta do periódico.

Os textos devem estar escritos em Português, Inglês ou Espanhol. Manuscritos devem ser submetidos em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, SEM CONTER QUALQUER identificação do autor, para a avaliação às cegas.

A revista contém as seguintes seções:

Dossiê (destinada à publicação de artigos vinculados ao tema proposto em cada edição).

Seção Livre (destinada à publicação de artigos vinculados à proposta da revista, mas que não se adequam ao tema proposto pelo Dossiê).

Resenhas (destinado à publicação de resenhas de livros da área de educação, ciência e tecnologia, que tenham sido lançados a, no máximo, dois anos).

Espaço Plural (destinado à publicação de textos de gêneros diversos, como relatos de experiências pedagógicas, criações literárias e não literárias).

Para submissão de trabalho ao Dossiê e à Seção livre, serão aceitos trabalhos de especialistas, mestres e doutores. Para submissão à seção Resenhas, serão aceitos trabalhos de graduandos e pós-graduandos, especialistas, mestres, doutores. Para submissão à seção Espaço plural, serão aceitos trabalhos de estudantes de nível técnico e superior, pós-graduandos, especialistas, mestres, doutores.

Para os trabalhos enviados por estudantes de nível técnico e superior, é obrigatória a existência de um orientador, cujo nome deverá constar no trabalho submetido, juntamente à instituição de origem.

Os originais devem ser submetidos pelo site da revista, de acordo com as solicitações e as regulamentações nele expressas. O material enviado será avaliado por membros do Conselho Editorial e do Conselho Científico, que selecionarão os textos para publicação.

Dentre os critérios de seleção, são consideradas, em todas as seções, a política editorial da revista, a originalidade, o conteúdo e a qualidade linguística. Nas seções Dossiê, Seção Livre e Resenhas, serão também observadas a qualidade argumentativa, a relevância teórica e/ou prática e a obediência às normas da ABNT (NBR 6022/2003, NBR 6023/2002, NBR 6024/2003, NBR 6028/2003, NBR10520/2002 e NBR 14724/2011).

As submissões que não estiverem de acordo com as diretrizes para autores serão desconsideradas. A revisão do texto a ser submetido é de responsabilidade do(s) autor(es); entretanto, a comissão editorial reserva-se ao direito de submeter o artigo à revisão linguística quando julgar necessário. Ao submeter e/ou publicar o trabalho, o autor considera-se ciente e aceita as diretrizes para autores e normas de publicação.

As opiniões emitidas nos textos são de responsabilidade dos autores.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO:

Os trabalhos devem ser digitados em processador de texto Word for Windows ou compatível, em formato A4.

Os trabalhos submetidos em língua portuguesa devem estar redigidos conforme o  Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrou em vigor em 2009.

Extensão: Os artigos devem ter de 10 a 20 páginas, incluindo figuras, tabelas e referências, em formato A4. As resenhas devem conter de 2 a 5 páginas.

Margens: As margens devem ter configuração de 3cm (superior e esquerda) e 2cm (inferior e direita).

Fonte: Times New Roman.

Recuo de parágrafo: 1,25cm.

Fonte e alinhamento: Times New Roman, corpo 12, com alinhamento justificado ao longo de todo o texto.

Entrelinhamento: 1,5.

Citações: quando não ultrapassarem três linhas, devem estar no corpo do texto, entre aspas duplas. Quando maiores que três linhas, devem ser separadas do corpo do texto por um espaço, com fonte tamanho 10, espaço entre linhas simples e recuo de 4 cm à esquerda. O sistema de chamada deve ser autor-data, com as seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor em letras maiúsculas, conforme modelo a seguir: (MORETTI, 2003, p. 81). Para mais informações, deve ser observada a NBR 10520/2002.

Notas explicativas: se necessárias, devem ser escritas em nota de rodapé, com fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples e alinhamento justificado.

Títulos e subtítulos das seções: sem recuo de parágrafo, numerados conforme a NBR 6024/2003, em negrito para as seções primárias, com letra maiúscula somente para a primeira palavra da seção.

Referências: conforme a NBR 6023/2002, ordenadas pelo sistema alfabético, alinhadas à esquerda, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Os títulos das referências devem ser destacados por negrito.

Os artigos devem estar de acordo com a NBR 6022/2003 e conter, obrigatoriamente, os seguintes elementos: título e subtítulo (se houver); nome(s) do(s) autor(es); resumo e palavras-chave na língua do texto; introdução, desenvolvimento, conclusão/considerações finais; título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira; resumo e palavras-chave em língua estrangeira; referências.

Título e subtítulo (se houver): na primeira linha, centralizados, em negrito e em letras maiúsculas.

Nome(s) do(s) autor(es): separado(s) do título/subtítulo por dois espaços, alinhado(s) à direita, usando maiúsculas somente nas letras iniciais. Em nota de rodapé, deve haver a identificação da instituição e da titulação. É permitido o máximo de três autores por texto.

Resumo: separado do(s) nome(s) por um espaço, com alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples, em parágrafo blocado, sem ultrapassar 250 palavras. Deve expressar com clareza e concisão objetivos, metodologia e conclusões do trabalho, conforme NBR 6028/2003.

Palavras-chave: logo abaixo do resumo, de 3 a 5 palavras, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

Título em língua estrangeira: separado da conclusão por um espaço, em negrito.

Resumo e palavras-chave em língua estrangeira: separados do título em língua estrangeira por um espaço, com formatação semelhante ao resumo e às palavras-chave na língua do texto.

As submissões que não estiverem de acordo com as diretrizes para autores serão desconsideradas. A revisão do texto a ser submetido é de responsabilidade do(s) autor(es).

A publicação do trabalho implica a autorização de publicação para a Revista Tear e a cessão dos direitos autorais.

#

INSTRUCTIONS FOR AUTHORS:

#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia encourages scientific-academic production on education and the relations it holds with science and technology through the dialogue between different areas of knowledge. The journal accepts original and unpublished manuscripts according to its purpose.

Texts must be written either in Portuguese, English or Spanish. Manuscripts should be submitted for double-blind review in Microsoft Word, OpenOffice or RTF format, WITHOUT any identification of the authors.

The Journal is made of the following sections:

Dossier [Dossiê] (publishes papers related to each issue’s theme).

Free section [Seção Livre] (publishes papers related to Journal’s purpose but not to the theme suggested in Dossier).

Reviews [Resenhas] (publishes reviews of books on education, science and technology that have been launched within 2 years).

Plural area [Espaço Plural] (publishes texts from several genre, such as pedagogical experience accounts or literary and non-literary creations)

Specialists, Master and Doctor degree holders can submit texts to Dossier and Free Section. Undergraduates, graduates, Specialists, Master and Doctor degree holders can submit texts to Reviews. Technical school, undergraduation and graduation students as well as Specialists, Master and Doctor degree holders can submit texts to Plural Area.

Texts sent in by technical and undergraduate students must be co-authored by a supervisor, whose name must appear in the text together with the original institution.

Original manuscripts must be submitted through the journal’s webpage according to requirements and regulation expressed there. Material sent in will be evaluated by members of the Editorial Council and of the Scientific Council, who will select texts for publishing.

Selection criteria for all sections include journal publishing policy, originality, content and linguistic quality. In Dossier, Free Section and Review argumentative quality, theoretical/practical relevance and observance to ABNT (NBR 6022/2003, NBR 6023/2002, NBR 6024/2003, NBR 6028/2003, NBR10520/2002 e NBR 14724/2011) are taken into account.

Submissions which don't fit the journal rules and instructions for authors will not be accepted.  The authors are responsible for the revision of their ownmanuscripts. However, the editorial board reserves the right to submit the article for linguistic finalization whenever deemednecessary. By submitting a manuscript, the authors understand and accept  the journal rules and instructions for authors.

Opinions expressed in texts are under authors’ responsibility.

PUBLISHING RULES:

Manuscripts must be typed in Word for Windows text processor or compatible, in A4 paper size.

Length: Papers must be from 10 to 20 pages long, including images, tables and references, in A4 paper size. Reviews must have from 2 to 5 pages.

Margins: Margins must be 3cm (left side and top) and 2cm (right side and bottom).

Font: Times New Roman.

Paragraph withdrawal: 1.25cm.

Font and alignment: Times new Roman, size 12, aligment justified throughout the whole text.

Space between lines: 1.5.

Quotation: when not over three lines, quotations must be in the body text, between quotation marks. When over three lines, quotations must be separated from body text by a space, they must in font 10, single lining and 4cm withdrawal. Reference system must be author-date, with the following information between parenthesis: author’s surname in capital letters (MORETTI, 2003, p. 81). For more information, NBR 10520/2002 must be observed.

Explicative notes: if necessary, they must be written in footnotes, using Times New Roman, size 10, single lining, justified alignment.

Titles and section titles: no paragraph withdrawal, numbered according to NBR 6024/2003, in bold for primary sections, capitals only for the first word in section.

References: according to NBR 6023/2002, in alphabetical order, aligned on the left, single lining and separated by double lining. Reference titles must be highlighted in bold.

Papers must observe NBR 6022/2003 and must have the following elements: title and subtitle (if it applies); author(s) name(s); abstract and key-words in texts original language; introduction, development, conclusion/final words; title and subtitle (if it applies) in a foreign language; abstract and key-words in a foreign language; references.

Title and subtitle (if it applies): on first line, centered, in bold capital letters.

Authors’ names: separated from title by two lines, aligned on the right, only first letters capitalized. Institution identification and titles must be in footnote. No more than three authors are allowed.

Abstract: separated from name(s) by a space, justified alignment, single lining, only paragraph, no more than 250 words. It must clearly and concisely present work’s objectives, methodology and conclusions, according to NBR 6028/2003.

Key words: right under abstract, from 3 to 5 words, separated by full stop.

Foreign language title: separated from conclusion by a space, in bold.

Abstract and key words in foreign language: separated from title in foreign language by a space, same formatting as abstract and key words in original language.

Submissions that do not comply publishing rules will be dismissed. Authors are in charge of reviewing texts prior to submission.

Work’s publishing implies publishing authorization to Tear Journal and copyright transfer to Tear Journal.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.