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CHAMADAS DE TRABALHOS/CALLS FOR PAPERS/LLAMADAS DE TRABAJOS:

2019-07-25

Volume 8, número 2 (2019)

Dossiê: DIMENSÕES DA INFORMÁTICA E DA SOCIEDADE

Organizadores: Prof. Dr. Marcelo Vianna (IFRS, Unisinos) e Prof. Dr. Lucas de Almeida Pereira (IFSP)

A partir da segunda metade do século XX, a Informática passou a ocupar lugar de destaque na sociedade, criando novas formas de interação entre seres humanos e máquinas. De mainframes e ARPANET aos computadores pessoais, smartphones e Internet, artefatos, técnicas e ideias do campo da Informática passaram progressivamente a ser incorporadas pela sociedade, mediando e influenciando as relações socioculturais através de laços cada vez mais sólidos com a subjetividade humana. Desse modo, a proposta deste dossiê é reunir pesquisas que abordem diferentes dimensões que envolvam Informática e Sociedade, suscitando debates e diálogos de maneira crítica e inovadora sobre seus aspectos educacionais, socioculturais e políticos. Serão bem-vindos trabalhos científicos que discutam experiências educacionais e perspectivas históricas das tecnologias computacionais, assim como envolvam questões de gênero, inclusão digital e mundo do trabalho, cultura maker e hacker, dimensões éticas e políticas dos usos de redes sociais (cyberbullying, fake news), democracia e autoritarismo nos meios digitais, entre outras possibilidades.

Prazo final para submissão: 31 de agosto de 2019

Previsão de publicação: dezembro de 2019

Volume 8, issue 2 (2019)

Dossier: DIMENSIONS OF INFORMATICS AND SOCIETY

Organizers: Prof. Dr. Marcelo Vianna (IFRS, Unisinos) and Prof. Dr. Lucas de Almeida Pereira (IFSP)

Since the second half of the 20th century, Informatics has featured prominently in society as it has created new ways of interaction between human beings and machines. From mainframes and ARPANET to personal computadores, smartphones e Internet, artefacts, techniques and ideas in the field of information technology have been progressively incorporated in society, broking and affecting social and cultural relations through stronger links to human subjectivity. Thus, this special edition intends to bring together pieces of research concerned with different dimensions of informatics and society, by arousing critical and innovative  discussions and dialogues on their educational, social, cultural and political aspects. Unpublished scientific works focused on educational experiences and historical perspectives of computer technologies are welcome, as well as the ones involving issues such as gender, digital inclusion, the world of work, the maker and hacker culture, ethical and political aspects on social media ( (cyberbullying, fake news), democracy and authoritarianism in digital media.

Submission deadline: August 31st, 2019

Publishing forecast: December 2019

Volumen 9, número 2 (2019)

Dossier: DIMENSIONES DE LA INFORMÁTICA Y DE LA SOCIEDAD

Organizadores: Prof. Dr. Marcelo Vianna (IFRS, Unisinos) e Prof. Dr. Lucas de Almeida Pereira (IFSP)

Desde la segunda mitad del siglo XX, la Informática pasó a ocupar un lugar destacado en la sociedad, creando nuevas formas de interacción entre seres humanos y máquinas.  De mainframes y ARPANET a los ordenadores personales, smartphones e Internet, artefactos, técnicas e ideas del campo de la Informática pasaron progresivamente a ser incorporadas por la sociedad, mediando e influenciando las relaciones socioculturales a través de lazos cada vez más sólidos con la subjetividad humana. De este modo, la propuesta de este dossier es reunir investigaciones que aborden diferentes  dimensiones que involucran Informática y Sociedad, suscitando debates y diálogos de manera crítica e innovadora sobre sus aspectos educativos, socioculturales y políticos. Serán bienvenidos trabajos científicos que discutan experiencias educativas y perspectivas históricas de las tecnologías computacionales, así como involucren cuestiones de género, inclusión digital y mundo del trabajo, cultura maker y hacker, dimensiones éticas y políticas de los usos de redes sociales (cyberbullying, fake news ), democracia y autoritarismo en los medios digitales, entre otras posibilidades.

Plazo final para envío de trabajos: 31 de agosto de 2019

Pronóstico de publicación: diciembre de 2019

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Edição Atual

v. 8 n. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS

Dossiê: Movimentos sociais, Educação Popular e Utopias

As utopias, em sua perspectiva freireana, são modos de estar-sendo-no-mundo que exigem a produção estética e ética do conhecer-existir. A construção do conhecimento é a possibilidade de projetar e buscar no imaginado as redes de significados da existência. É nas utopias que demarcamos a educação popular e as mobilizações e movimentos sociais como lócus privilegiado de pesquisa. Este dossiê busca, assim, reafirmar o compromisso com os que vivem em condição de subalternidade, articulando debates e pesquisas desenvolvidas nesse bojo. Desse modo, presente dossiê contempla trabalhos resultantes de pesquisas teóricas e/ou empíricas cujas temáticas giram em torno de contextos educativos formais e não formais, oportunizando reflexões sobre educação popular, relações étnico-raciais e de gênero.

Profa. Dra. Amanda Motta Castro (FURGS)
Profa. Dra. Elisa Gonsalves Possebon (UFPB)
Prof. Dr. Marcio Caetano (FURG)
Organizadores

Dossier: Social Movements, Popular Education and Utopy 

According to Paulo Freire’s perspective, utopies are ways of being-in-the-world, which require the ethical and aesthetic production of ‘knowing-exist’. The construction of knowledge is the possibility  of  projecting  and seeking in the imagined world a network of meanings. Through utopies, popular education, social movements and mobilizations have been set as a prime research locus. Thus, this special edition aims to re-ensure the commitment to the ones who live in subaltern conditions, bringing together debates and studies carried out within this scope. As a result, it brings together pieces of work resulting from theoretical and empirical research, whose topics revolve around formal and informal educational contexts, giving oportunity to reflections on popular education, racial-ethnic and gender relations.

Prof Dr Amanda Motta Castro (FURGS)
Prof Dr Elisa Gonsalves Possebon (UFPB)
Prof Dr Marcio Caetano (FURG)
Organizers

Dossier: Movimientos Sociales, Educación Popular y Utopías

Las utopías, en su perspectiva freireana, son modos de estar-siendo-en el-mundo que exigen la producción estética y ética del “conocer-existir”. La construcción del conocimiento es la posibilidad de proyectar y buscar en el imaginado las redes de significados de la existencia. Es en las utopías que demarcamos la educación popular y las movilizaciones y movimientos sociales como locus privilegiado de investigación. Este dosier busca, así, reafirmar el compromiso con los que viven en condición de subalternidad, articulando debates e investigaciones desarrolladas en ese seguimiento. De ese modo, el dosier contempla trabajos resultantes de investigaciones teóricas y / o empíricas cuyos temas giran alrededor de contextos educativos formales y no formales, ofreciendo reflexiones sobre la educación popular, las relaciones étnico-raciales y el género.

Profa. Dra. Amanda Motta Castro (FURGS)
Profa. Dra. Elisa Gonsalves Possebon (UFPB)
Prof. Dr. Marcio Caetano (FURG)
Organizadores

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Design da capa: Tiago Caon Ribeiro

Publicado: 2019-07-05
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#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia é uma publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Seu propósito é divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação, em suas relações com a ciência e a tecnologia. Publica artigos, resenhas, entrevistas, entre outras contribuições acadêmicas, em Português, Inglês e Espanhol. Sua periodicidade é semestral.

O tear representa, nas culturas orientais, a estrutura e o movimento do universo em processo de (re)criação contínua. Do tear vem o trabalho de tecelagem, o qual é composto de múltiplos fios que, juntos, formam uma rede pelas mãos do tecelão. Dessa forma, a revista Tear busca ser uma fonte geradora de redes de conhecimento em educação, ciência e tecnologia, as quais são construídas e reconstruídas pelas mãos e pelas mentes daqueles que o tecem – os pesquisadores.

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#Tear: Journal of Education, Science and Technology is a scientific publication by Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Its purpose is to disclosure scientific production from Brazilian and foreign researchers, promoting a dialogue among different educational areas within their relations with science and technology. It publishes papers, reviews, interviews and other academic contributions in Portuguese, English and Spanish. Its issues are published online each semester.

The loom (tear) represents, in oriental cultures, the structure and the movement of universe in process of continuous (re)creation. From the loom comes the weaving, which is made of multiple threads that together make up a net by the weaver hands. Thus, Tear journal aims at being a source that generates knowledge nets in education, science and technology, nets which are composed and recomposed by the hands and minds of those that weaver knowledge — the researchers.

#Tear: Revista de Educación, Ciencia y Tecnología es una publicación científica del Instituto Federal de Educação, Ciência y Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Su propósito es divulgar la producción científica de investigadores brasileños y extranjeros, propiciando un diálogo entre los diferentes campos de la educación, en sus relaciones con la ciencia y la tecnología. Publica artículos, reseñas, entrevistas, entre otras contribuciones académicas, en Portugués, Inglés y Español. Su periocidad es semestral.

El telar (tear) representa, en las culturas orientales, la estructura y el movimiento del universo en proceso de (re)creación continúa. Del telar viene el trabajo de tejeduría, lo cual es compuesto de múltiplos filos que, juntos, forman una red por las manos del tejedor. Así, la revista #Tear procura ser una fuente generadora de redes de conocimiento en educación, ciencia y tecnología, las cuales son construidas y reconstruidas por las manos y por las mentes de aquellos que lo tejen – los investigadores.