Capacidades comunicacionais, neurociência e as interações profissionais de gestores de escolas de educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6691

Resumo

Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos gestores de educação básica da rede pública, com relação a melhoria de suas capacidades comunicacionais em suas interações profissionais, após a realização de uma formação customizada com base em neurociências e orientada ao desenvolvimento de capacidades comunicacionais. Este estudo possui uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, realizado por meio de uma pesquisa-ação, viabilizada através de um curso de formação a 87 gestores das escolas públicas de educação básica, da cidade de Indaiatuba, interior do estado de São Paulo, Brasil. Os resultados mostraram que os gestores perceberam um aprimoramento em suas capacidades comunicacionais, resultando na melhora das interações com pais de alunos e colaboradores da escola, bem como na mediação de conflitos. A formação capacitou os gestores para lidarem de forma mais efetiva com a comunidade escolar, pois aprenderam a interagir de forma mais assertiva e atentos aos estados emocionais, conseguindo, como resultado, melhorar suas interações profissionais.

Palavras-chave: Gestores escolares. Treinamento de gestores. Neurociência. Comunicação. 

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Biografia do Autor

Mirian Machado Coden, UNINI

Doctoral candidate in Education at the Iberoamerican University of Mexico. Master's in Education with an emphasis in Higher Education from the Iberoamerican International University of Puerto Rico (2016). Bachelor's Degree in Philosophy from the University of Southern Santa Catarina (2014). Specialist in Business Pedagogy and Corporate Education by the International University Center (2015). Graduate in Cultural Biology by Matriztica (2020). Graduated in Collaborative Conversations by Matriztica (2021). Co-creator of the Metasystemic Behavioral Technology of Nortus Global and Organizational Human Development Institution. Idealizer of the Neoeducar movement at Nortus Global and Organizational Human Development Institution. Idealizer of the organizational design OFCIAO - Organization in Continuous Flow of Self-organizing Information. Currently acts in the human and structural development of Nortus.

Jairo Antonio da Paixão, Federal University of Viçosa

Post-doctorate from the Federal University of Viçosa (2012). Ph.D. in Education from the Ibero-American University (2018). PhD in Sports Science from the University of Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Master's degree in Education from the Ibero-American University (2018). Master's degree in Education from the Universidade do Oeste Paulista (2005). Specialization in Education at the Federal University of Viçosa (2005). Specialization in Educational Orientation at Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Specialization in Pedagogy of Sports by Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Degree in Pedagogy (Licenciatura) from Universidade Federal de Viçosa (2002). Degree in Physical Education (Undergraduate and Bachelor) from the Federal University of Viçosa (1997). He is currently a professor at the Federal University of Viçosa, MG, at the Graduate Program in Education in the research line Public Education: subjects and practices. He is a member of the Ethics Committee in Human Research at UFV. Jairo coordinates the Group of Pedagogical Studies and Research in Physical Education (GEPPEF) in the Degree Course in Physical Education in the Department of Physical Education at the Federal University of Viçosa, MG. He coordinates the Pedagogical Residency Program - Physical Education, Campus Viçosa, MG.

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Publicado

2023-12-10

Como Citar

MACHADO CODEN, M.; DA PAIXÃO, J. A. Capacidades comunicacionais, neurociência e as interações profissionais de gestores de escolas de educação básica. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6691. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6691. Acesso em: 29 fev. 2024.