Capacidades comunicacionais, neurociência e as interações profissionais de gestores de escolas de educação básica
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6691Resumo
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos gestores de educação básica da rede pública, com relação a melhoria de suas capacidades comunicacionais em suas interações profissionais, após a realização de uma formação customizada com base em neurociências e orientada ao desenvolvimento de capacidades comunicacionais. Este estudo possui uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, realizado por meio de uma pesquisa-ação, viabilizada através de um curso de formação a 87 gestores das escolas públicas de educação básica, da cidade de Indaiatuba, interior do estado de São Paulo, Brasil. Os resultados mostraram que os gestores perceberam um aprimoramento em suas capacidades comunicacionais, resultando na melhora das interações com pais de alunos e colaboradores da escola, bem como na mediação de conflitos. A formação capacitou os gestores para lidarem de forma mais efetiva com a comunidade escolar, pois aprenderam a interagir de forma mais assertiva e atentos aos estados emocionais, conseguindo, como resultado, melhorar suas interações profissionais.
Palavras-chave: Gestores escolares. Treinamento de gestores. Neurociência. Comunicação.
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