Informações para Leitores

#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia incentiva a produção científico-acadêmica sobre a educação e suas relações com a ciência e a tecnologia, através do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. A revista aceita trabalhos originais e inéditos, que estejam em conformidade com a proposta do periódico.

A revista trabalha com fluxo editorial semestral. Trabalhos submetidos de abril a agosto serão avaliados a partir de setembro e, se aceitos, publicados na edição de dezembro. Trabalhos submetidos de setembro a março serão avaliados a partir de abril e, se aceitos, publicados na edição de julho. A #Tear não trabalha com artigos pré-selecionados, pois todos os trabalhos submetidos estão sujeitos à avaliação pelos pares às cegas.

O processo editorial compõe-se das seguintes etapas: a) pré-avaliação pela Comissão Editorial (nesta etapa, submissões que desconsiderarem as Condições de Submissão e as Diretrizes para Autores, em um ou mais quesitos, poderão ser rejeitadas; b) avaliação pelos pares às cegas (com, no mínimo, dois pareceristas ad hoc); c) comunicação com os autores sobre a decisão editorial (aceite, correções obrigatórias, rejeição); d) período de adequação dos trabalhos e reenvio do texto corrigido/ajustado pelos autores; e) reavaliação dos trabalhos pelos editores de seção; f) processo de edição/editoração dos trabalhos aprovados para publicação; g) publicação. 

No caso de manuscritos que envolvam pesquisa com humanos, é necessário que o(s) autor(es) registre(m) na submissão, em nota de rodapé, que o trabalho foi submetido a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). No caso de textos com imagens ou nomes reais, solicita-se que também seja registrado que houve a autorização da divulgação de nomes/imagens dos participantes. É de total responsabilidade do(s) autor(es) a publicação de dados que envolvam pesquisa com humanos, dados reais e/ou imagens, bem como opiniões e afirmações contidas em seus respectivos textos.