Interlocuções entre educação e arte: estética e autoria em contexto de cultura digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6683

Resumo

Resumo: Estética, comunicação e interatividade são elementos que se fazem presentes na educação e na arte, favorecendo interlocuções entre as duas áreas na percepção da autoria dos sujeitos. Considerar tais elementos pode contribuir com a construção de práticas pedagógicas mais dialógicas, fortalecendo a apropriação dos espaços por seus a(u)tores. Este artigo convida o leitor a pensar a estética e a interatividade nas suas relações com a educação e com a cultura digital. O trabalho foi elaborado através de uma revisão bibliográfica em uma pesquisa qualitativa de natureza básica, permeado por discussões de autores como Suzete Venturelli, Yuk Hui, Marc Prensky, Margarete Axt e Pierre Lévy e imergindo na relação humano-máquina, humano-meio e humano-cultura. A proposta de pesquisa surge de aproximações entre educação e arte, reconhecendo um fazer estético e autoral na própria educação, a partir da questão: os entrelaçamentos entre interatividade, estética e autoria podem contribuir para o fazer pedagógico em tempos de cultura digital? Desse modo, propomos que perceber os entrelaçamentos entre interatividade, estética e autoria como propriedades dos sujeitos e de suas produções e, portanto, de seus processos de aprendizagem, pode contribuir para a elaboração de propostas pedagógicas que se aproximem mais daquilo que é próprio dos estudantes. Assim, fortalecendo espaços dialógicos para a construção de aprendizagens de modo a reconhecer as singularidades como potências da coletividade.

Palavras-chave: Cultura digital. Interatividade. Estética. Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara Lenine Bakalarczyk Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora do estado do Rio Grande do Sul. Licenciada em Ciências Biológicas. Especialização em Supervisão Escolar. Mestranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFRGS.

Cintia Inês Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora no Departamento de Estudos Especializados na Faculdade de Educação (FACED/UFRGS).

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

BAKALARCZYK CORRÊA, M. L.; INÊS BOLL, C. Interlocuções entre educação e arte: estética e autoria em contexto de cultura digital. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6683. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6683. Acesso em: 28 abr. 2024.