Metodologias ativas e o protagonismo discente na produção de mídias digitais no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6876

Resumo

Resumo: O trabalho investiga como o uso das metodologias ativas Sala de Aula Invertida, Narrativas Digitais e Aprendizagem Baseada em Grupos colaboraram no desenvolvimento do protagonismo de discentes do Ensino Superior de uma universidade pública para a produção de mídias digitais. Na proposta, os discentes estudavam previamente os conteúdos do componente curricular através de uma narrativa digital baseada em uma personagem que pesquisava sobre as teorias e conceitos da Cognição. Em seguida, os discentes, realizavam trabalhos multidisciplinares em grupos.  O objetivo geral foi analisar como essas metodologias apoiaram a produção de mídias digitais pelos discentes. A metodologia, de abordagem qualitativa e cunho descritivo, englobou um estudo de caso. Os dados foram as mídias desenvolvidas baseadas em três teorias da Cognição: Behaviorismo, Gestalt e Teoria Sociocultural e das respostas aos formulários de autoavaliação ao final de cada mídia produzida. Como resultados, as mídias produzidas apresentaram adequadamente os conceitos das teorias em diferentes formatos: apresentações de slides, vídeos, animações, livro digital infanto-juvenil, mídias interativas, infográficos, podcasts, HQs e videocasts. Os formulários de autoavaliação revelaram uma compreensão dos conceitos das teorias e também aspectos criativos da produção das mídias. Conclui-se que as metodologias aplicadas podem ser usadas para apoiar tanto a aprendizagem conceitual quanto habilidades, como criatividade, participação, colaboração e autonomia.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Metodologias Ativas. Mídias Digitais.

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Publicado

2023-12-10

Como Citar

LACERDA CARVALHO BEZERRA, E.; ARAÚJO HITZSCHKY , R.; SANTIAGO FREIRE, R.; AIRES CASTRO FILHO, J. Metodologias ativas e o protagonismo discente na produção de mídias digitais no ensino superior . #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6876. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6876. Acesso em: 29 fev. 2024.