Um novo indicador para avaliar o insucesso dos alunos de graduação do centro de tecnologia da Universidade Federal do Ceará: um estudo comparativo de 2015.1 a 2022.2
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6851Resumo
Resumo: A Avaliação Educacional contribui para o estudo das problemáticas existentes nas instituições de ensino superior brasileiras, tais como a retenção e a evasão dos estudantes de graduação. Este artigo teve como objetivo identificar as causas de insucesso e quais aspectos carecem de mais atenção para melhorar o rendimento dos estudantes de graduação do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desse modo, foi possível oferecer subsídios para a administração superior da UFC formular estratégias para melhorar os indicadores de desempenho dos estudantes de graduação do CT. Como metodologia, este estudo adota a pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e descritiva. Para tanto, foi empregada a análise descritiva em uma amostra de 23.913 turmas das disciplinas dos cursos de graduação do CT da UFC em uma série temporal de 2015.1 a 2022.2. Como resultado, esta pesquisa identificou as disciplinas que mais contribuem para o insucesso dos discentes de graduação do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Portanto, a pesquisa mostrou que as disciplinas com insucesso dos semestres iniciais favorecem a retenção e a evasão dos cursos de graduação do CT, já que essas disciplinas são pré-requisitos para as disciplinas dos semestres subsequentes.
Palavras-chave: Avaliação. Evasão. Retenção.
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