Um novo indicador para avaliar o insucesso dos alunos de graduação do centro de tecnologia da Universidade Federal do Ceará: um estudo comparativo de 2015.1 a 2022.2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6851

Resumo

Resumo: A Avaliação Educacional contribui para o estudo das problemáticas existentes nas instituições de ensino superior brasileiras, tais como a retenção e a evasão dos estudantes de graduação. Este artigo teve como objetivo identificar as causas de insucesso e quais aspectos carecem de mais atenção para melhorar o rendimento dos estudantes de graduação do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desse modo, foi possível oferecer subsídios para a administração superior da UFC formular estratégias para melhorar os indicadores de desempenho dos estudantes de graduação do CT. Como metodologia, este estudo adota a pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e descritiva. Para tanto, foi empregada a análise descritiva em uma amostra de 23.913 turmas das disciplinas dos cursos de graduação do CT da UFC em uma série temporal de 2015.1 a 2022.2. Como resultado, esta pesquisa identificou as disciplinas que mais contribuem para o insucesso dos discentes de graduação do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Portanto, a pesquisa mostrou que as disciplinas com insucesso dos semestres iniciais favorecem a retenção e a evasão dos cursos de graduação do CT, já que essas disciplinas são pré-requisitos para as disciplinas dos semestres subsequentes.

Palavras-chave: Avaliação. Evasão. Retenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alex Martins Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando (UFCE)

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

MARTINS OLIVEIRA, C. A.; MOURA MOTA, J. C.; AZEVEDO DE ARAÚJO FREITAS, G.; BANDEIRA ANDRIOLA, W.; VELOSO DA SILVA, T. E. Um novo indicador para avaliar o insucesso dos alunos de graduação do centro de tecnologia da Universidade Federal do Ceará: um estudo comparativo de 2015.1 a 2022.2. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6851. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6851. Acesso em: 28 abr. 2024.