Cidade criativa: proposição de um RPG para promover a aprendizagem criativa com estudantes do ensino fundamental

Autores

  • Luciano da Silva Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Marcelo Augusto Rauh Schmitt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). https://orcid.org/0000-0003-1290-5029
  • Silvia de Castro Bertagnolli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). https://orcid.org/0000-0001-7495-6636

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6872

Resumo

Resumo: O artigo aborda o uso do Role Playing Game (RPG) como uma ferramenta pedagógica para promover a aprendizagem criativa dos estudantes, utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O RPG “Cidade Criativa” é apresentado como um jogo pedagógico que auxilia os docentes a fomentar a criatividade e a resolução de problemas dos alunos, por meio da construção colaborativa de narrativas. A metodologia adotada incluiu pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com a aplicação do RPG “Cidade Criativa” com estudantes do ensino fundamental. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário fundamentado no modelo de avaliação de jogos educacionais MEEGA+. A análise dos dados foi realizada com base na técnica de análise de conteúdo, que parte da ilação dos registros textuais coletados. Os resultados mostraram o potencial do jogo em promover a aprendizagem criativa e o engajamento dos alunos na busca por soluções inovadoras para problemas sociais reais.

Palavras-chave: Aprendizagem Criativa. Role Playing Game (RPG). Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano da Silva Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Mestrando do Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Educação a Distância da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR).

Marcelo Augusto Rauh Schmitt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Doutor em Informática na Educação (UFRGS). Professor do Mestrado Profissional em Informática na Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Silvia de Castro Bertagnolli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Doutora em Ciência da Computação (UFRGS). Professora do Mestrado Profissional em Informática na Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

DA SILVA RODRIGUES, L.; AUGUSTO RAUH SCHMITT, M.; DE CASTRO BERTAGNOLLI, S. Cidade criativa: proposição de um RPG para promover a aprendizagem criativa com estudantes do ensino fundamental. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6872. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6872. Acesso em: 27 abr. 2024.