Cidade criativa: proposição de um RPG para promover a aprendizagem criativa com estudantes do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6872Resumo
Resumo: O artigo aborda o uso do Role Playing Game (RPG) como uma ferramenta pedagógica para promover a aprendizagem criativa dos estudantes, utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O RPG “Cidade Criativa” é apresentado como um jogo pedagógico que auxilia os docentes a fomentar a criatividade e a resolução de problemas dos alunos, por meio da construção colaborativa de narrativas. A metodologia adotada incluiu pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com a aplicação do RPG “Cidade Criativa” com estudantes do ensino fundamental. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário fundamentado no modelo de avaliação de jogos educacionais MEEGA+. A análise dos dados foi realizada com base na técnica de análise de conteúdo, que parte da ilação dos registros textuais coletados. Os resultados mostraram o potencial do jogo em promover a aprendizagem criativa e o engajamento dos alunos na busca por soluções inovadoras para problemas sociais reais.
Palavras-chave: Aprendizagem Criativa. Role Playing Game (RPG). Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.