O letramento digital nas teses e dissertações brasileiras: um mapeamento sistemático da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6877

Resumo

Resumo: Este artigo objetiva apresentar um mapeamento das pesquisas acerca do Letramento Digital nas teses e dissertações brasileiras. O levantamento seguiu o protocolo estabelecido por Kitchenham e Charters (2007) e utilizou a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como fonte de informação. Trata-se de uma revisão bibliográfica de natureza exploratória, conduzida por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa. O mapeamento foi realizado sem recorte temporal e identificou 243 estudos nas cinco regiões brasileiras, com a maior concentração na região sudeste. As pesquisas enfocam, prioritariamente, o letramento digital no ensino superior e indicam a carência de investigações no âmbito da educação infantil e da educação de jovens e adultos. Foi possível delinear a extensão desse campo de pesquisa no contexto brasileiro, destacando as principais tendências e recorrências encontradas nas teses e dissertações. Isso inclui a incorporação das tecnologias digitais para promover o letramento digital dos alunos, a formação inicial e continuada dos professores em relação à temática, a contribuição das atividades de leitura e escrita em ambientes digitais, os processos de aquisição de habilidades e competências digitais, a inclusão digital e social, bem como as percepções e opiniões dos professores sobre o letramento digital.

Palavras-chave: Letramento digital. Mapeamento Sistemático da Literatura. Tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele da Silva Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Licenciada em Pedagogia pela UFRN

Maria Cristina Leandro de Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuando na graduação, no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Possui licenciatura em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela UFRN.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

DA SILVA BATISTA, G.; LEANDRO DE PAIVA, M. C. O letramento digital nas teses e dissertações brasileiras: um mapeamento sistemático da literatura. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6877. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6877. Acesso em: 28 abr. 2024.