O letramento digital nas teses e dissertações brasileiras: um mapeamento sistemático da literatura
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6877Resumo
Resumo: Este artigo objetiva apresentar um mapeamento das pesquisas acerca do Letramento Digital nas teses e dissertações brasileiras. O levantamento seguiu o protocolo estabelecido por Kitchenham e Charters (2007) e utilizou a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como fonte de informação. Trata-se de uma revisão bibliográfica de natureza exploratória, conduzida por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa. O mapeamento foi realizado sem recorte temporal e identificou 243 estudos nas cinco regiões brasileiras, com a maior concentração na região sudeste. As pesquisas enfocam, prioritariamente, o letramento digital no ensino superior e indicam a carência de investigações no âmbito da educação infantil e da educação de jovens e adultos. Foi possível delinear a extensão desse campo de pesquisa no contexto brasileiro, destacando as principais tendências e recorrências encontradas nas teses e dissertações. Isso inclui a incorporação das tecnologias digitais para promover o letramento digital dos alunos, a formação inicial e continuada dos professores em relação à temática, a contribuição das atividades de leitura e escrita em ambientes digitais, os processos de aquisição de habilidades e competências digitais, a inclusão digital e social, bem como as percepções e opiniões dos professores sobre o letramento digital.
Palavras-chave: Letramento digital. Mapeamento Sistemático da Literatura. Tecnologias.
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