Proposição de uma sequência didática para abordar o pensamento computacional na educação infantil: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6873Resumo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência que contempla a aplicação de uma Sequência Didática (SD), composta por atividades plugadas e desplugadas com o intuito de promover a aprendizagem dos pilares do Pensamento Computacional na educação infantil. Para a condução da investigação foi realizado um estudo de caso com uma turma de Pré-escola II, com uma média de oito alunos, em uma escola Municipal de Educação Infantil de Gravataí, RS. A SD, no contexto do presente trabalho, tem a finalidade de auxiliar o planejamento do professor, atuante na Educação Infantil, e apresentar como os pilares do Pensamento Computacional podem ser aplicados de forma intencional, considerando os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ideia é apresentar ao docente como o pensamento computacional pode ser adotado para abordar algumas das habilidades e competências previstas na BNCC. Para tanto, são explorados os pilares de algoritmos, abstração, decomposição e reconhecimento de padrões em atividades que integram a SD apresentada. O principal resultado obtido compreende uma diretriz que pode servir de ponto de partida para auxiliar os professores a planejarem suas aulas e a aplicarem com outros grupos de estudantes.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil. Pensamento Computacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.