Proposição de uma sequência didática para abordar o pensamento computacional na educação infantil: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6873

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência que contempla a aplicação de uma Sequência Didática (SD), composta por atividades plugadas e desplugadas com o intuito de promover a aprendizagem dos pilares do Pensamento Computacional na educação infantil. Para a condução da investigação foi realizado um estudo de caso com uma turma de Pré-escola II, com uma média de oito alunos, em uma escola Municipal de Educação Infantil de Gravataí, RS. A SD, no contexto do presente trabalho, tem a finalidade de auxiliar o planejamento do professor, atuante na Educação Infantil, e apresentar como os pilares do Pensamento Computacional podem ser aplicados de forma intencional, considerando os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ideia é apresentar ao docente como o pensamento computacional pode ser adotado para abordar algumas das habilidades e competências previstas na BNCC. Para tanto, são explorados os pilares de algoritmos, abstração, decomposição e reconhecimento de padrões em atividades que integram a SD apresentada. O principal resultado obtido compreende uma diretriz que pode servir de ponto de partida para auxiliar os professores a planejarem suas aulas e a aplicarem com outros grupos de estudantes.

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil. Pensamento Computacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziele da Silva Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Mestranda do Mestrado Profissional em Informática na Educação , IFRS.

Fábio Yoshimitsu Okuyama, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professor no IFRS do Mestrado em Informática na Educação

Silvia de Castro Bertagnolli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre

Doutora em Computação (PPGC/UFRGS) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

DA SILVA RODRIGUES, G.; YOSHIMITSU OKUYAMA, F.; BERTAGNOLLI, S. de C. Proposição de uma sequência didática para abordar o pensamento computacional na educação infantil: um relato de experiência. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6873. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6873. Acesso em: 27 abr. 2024.