Podcasts, divulgação científica e a plataformização: história, potencialidades e controvérsias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6801

Resumo

Resumo: A Plataformização vincula-se à articulação de infraestruturas, como as plataformas digitais, nas diversas esferas da sociedade. No que tange às mídias de comunicação, como os podcasts, suas produções audiovisuais e sonoras não apenas entretêm, mas compartilham informações imersas nos saberes científicos. Nesse sentido, compreendendo a complexidade da conjuntura contemporânea quanto à divulgação científica e de seus produtores de conteúdo, o presente estudo se propôs a compreender, a partir de relatos de produtores de conteúdo digital, de que maneira os podcasts podem contribuir para a divulgação de saberes vinculados às Ciências da Natureza. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os criadores de conteúdo de oito podcasts científicos brasileiros. Após a produção das informações advindas de seus relatos foram implementadas as etapas que compõem a Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough juntamente com o auxílio na sistematização das informações do Software IRaMuTeQ. Em suma, com base na análise realizada foi possível destacar elementos consonantes entre os entrevistados acerca da relação entre as tecnologias digitais, educação e o ensino de ciências; da importância dos podcasts para a divulgação científica, em meio aos movimentos negacionistas na atualidade, além dos necessários cuidados em meio à articulação com plataformas digitais e a própria segurança de dados. Portanto, a partir deste estudo foi oportunizado um espaço de fala para os produtores de conteúdo, principalmente vinculados à divulgação científica, uma esfera comunicativa que vem se adaptando às demandas de uma sociedade cada vez mais dependente de plataformas e de seus artefatos digitais, como os podcasts.

Palavras-chave: Podcasts. Divulgação Científica. Plataformização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Santana Lopes, Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde

Professor em Biologia, Pedagogo, Especialista na Formação de Professores em Letras/Libras, Mestre em Educação e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências.

Lynn Rosalina Gama Alves, Universidade Federal da Bahia

É docente e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA, professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais - UFBA

Rejane Maria Lira-da-Silva, Universidade Federal da Bahia

É docente e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA, professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais - UFBA. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

LOPES, D. S.; ALVES, L. R. G.; LIRA-DA-SILVA, R. M. Podcasts, divulgação científica e a plataformização: história, potencialidades e controvérsias. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6801. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6801. Acesso em: 27 abr. 2024.