Podcasts, divulgação científica e a plataformização: história, potencialidades e controvérsias
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6801Resumo
Resumo: A Plataformização vincula-se à articulação de infraestruturas, como as plataformas digitais, nas diversas esferas da sociedade. No que tange às mídias de comunicação, como os podcasts, suas produções audiovisuais e sonoras não apenas entretêm, mas compartilham informações imersas nos saberes científicos. Nesse sentido, compreendendo a complexidade da conjuntura contemporânea quanto à divulgação científica e de seus produtores de conteúdo, o presente estudo se propôs a compreender, a partir de relatos de produtores de conteúdo digital, de que maneira os podcasts podem contribuir para a divulgação de saberes vinculados às Ciências da Natureza. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os criadores de conteúdo de oito podcasts científicos brasileiros. Após a produção das informações advindas de seus relatos foram implementadas as etapas que compõem a Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough juntamente com o auxílio na sistematização das informações do Software IRaMuTeQ. Em suma, com base na análise realizada foi possível destacar elementos consonantes entre os entrevistados acerca da relação entre as tecnologias digitais, educação e o ensino de ciências; da importância dos podcasts para a divulgação científica, em meio aos movimentos negacionistas na atualidade, além dos necessários cuidados em meio à articulação com plataformas digitais e a própria segurança de dados. Portanto, a partir deste estudo foi oportunizado um espaço de fala para os produtores de conteúdo, principalmente vinculados à divulgação científica, uma esfera comunicativa que vem se adaptando às demandas de uma sociedade cada vez mais dependente de plataformas e de seus artefatos digitais, como os podcasts.
Palavras-chave: Podcasts. Divulgação Científica. Plataformização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.