Proposta de uma ferramenta de business intelligence para o acompanhamento dos egressos dos programas de iniciação científica do Ifsuldeminas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6812

Resumo

Resumo: Este estudo apresenta o resultado da pesquisa de mestrado em Administração que teve como foco principal propor uma ferramenta de Business Intelligence (BI) para o acompanhamento dos egressos da iniciação científica do IFSULDEMINAS com informações gerenciais para auxílio aos gestores na tomada de decisão no âmbito da iniciação científica, pesquisa e pós-graduação. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa e utilizou-se a pesquisa-ação como procedimento técnico da pesquisa. Para a coleta dos dados, foi realizada triangulação dos dados por meio de reuniões semiestruturadas e não-estruturadas (levantamento dos requisitos), pesquisa bibliográfica, pesquisa documental (documentos e arquivos) e observação participante do pesquisador (ambiente da pesquisa); a análise dos dados foi qualitativa e de cunho descritivo. A ferramenta desenvolvida é compatível com os requisitos identificados na coleta de dados e os resultados apresentados através dos relatórios de dashboards permitem a interação e as análises dos gestores e das pessoas externas em cada uma das dimensões, de acordo com as segmentações disponíveis. Os dashboards permitem visualizar a forma de ingresso, o tempo para integralização da graduação, os cursos que mais absorvem discentes na iniciação científica, o impacto do PIBIC nos cursos Stricto sensu, a trajetória profissional dos egressos, incluindo o emprego formal, MEI e emprego informal; apresenta ainda produção científica relevante dos egressos, produção tecnológica, impacto no desenvolvimento regional e o protagonismo das meninas egressas. A pesquisa preencheu a lacuna da literatura sobre ferramentas de BI na Gestão de Egressos.

Palavras-chave: PIBIC. Pós-Graduação. Business Intelligence.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Favaretto, Universidade Federal de Itajubá

Professor associado no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá (MG). Experiência na área de Gestão da Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: suporte à decisão, sistemas de informação, qualidade da informação, gestão da produção e controle da produção. 

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

SILVA, E. C. da; FAVARETTO, F. Proposta de uma ferramenta de business intelligence para o acompanhamento dos egressos dos programas de iniciação científica do Ifsuldeminas. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6812. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6812. Acesso em: 27 abr. 2024.