Valorização do magistério da educação básica: análise sobre aplicação do piso salarial nacional na remuneração dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6701

Resumo

Resumo: Este artigo trata de estudo que delineia como objetivo analisar a aplicação da política de valorização salarial de docentes da Educação Básica brasileira após a Lei 11.738/2008. Consiste em uma pesquisa de abordagem quantiqualitativa, com base em dados secundários, primordialmente produzidos e disponibilizados pelo INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em formato de Microdados. A população amostral delimitada constitui-se de professores de 5º Ano do Ensino Fundamental, de escolas das redes públicas municipais e estaduais do território brasileiro, que responderam ao questionário da Prova Brasil, edição 2017, um total de 15.997 sujeitos. O processo fundamental para a análise dos dados quantitativos foi a estatística descritiva, com auxílio do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). A partir dos procedimentos de análise, considerando o piso salarial nacional do magistério estabelecido para 2017, que era de R$ 2.455,35, pode-se inferir que, em termos de salário bruto, a maioria das instituições da rede municipal paga abaixo do valor do piso, descumprindo o que está estabelecido na referida lei. Concluiu-se que a valorização profissional do magistério na educação básica requer a estruturação e implantação de uma carreira que possibilite avanços remuneratórios, significativo vencimento inicial e final, valorização das titulações e incentivo à formação inicial e continuada, bem como boas condições de trabalho para os docentes.

 

Palavras-chave: Valorização do magistério. Docentes da educação básica. Piso salarial nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina de Morais Cunha Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora de Disciplinas Pedagógicas e Libras do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Luis Carlos Sales, Universidade Federal do Piauí

Professor titular da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em Educação pela (UFRN).

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

DE MORAIS CUNHA RODRIGUES, S. R.; SALES, L. C. Valorização do magistério da educação básica: análise sobre aplicação do piso salarial nacional na remuneração dos professores. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6701. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6701. Acesso em: 28 abr. 2024.