Formação pedagógica: ações de ensino e de extensão para licenciandos do curso de pedagogia e professores da rede municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6868

Resumo

Resumo: O presente artigo versa sobre a relevância do fomento a projetos de ensino e de extensão em contextos educacionais, entendendo o vínculo dos estudantes como um princípio para a identificação com o curso e com a instituição universitária. Diante disso, este trabalho tem como objetivo compartilhar algumas práticas realizadas por projetos de ensino e de extensão que contemplam a temática da contação de histórias para a formação complementar de licenciandos em Pedagogia e de professores da rede municipal, a favor da autonomia dos acadêmicos e da integração da comunidade com a instituição de ensino. Para atingir o objetivo proposto, o percurso metodológico ampara-se em subsídios teóricos e na exposição de ações que se referem a práticas acadêmicas em torno dos dois projetos. Sendo assim, por intermédio de uma investigação qualitativa e analítica, são examinadas as atividades propostas pelos projetos de ensino e de extensão, o engajamento dos bolsistas e o envolvimento dos participantes. A experiência pedagógica registrada neste estudo traz como resultados preliminares a autonomia e a identificação dos bolsistas com os propósitos dos projetos. Além disso, destaca-se a formação complementar quanto à contação de histórias em que a temática literária é promovida para a Educação Básica, por meio da dedicação e da preparação dos docentes. Portanto, constata-se que a formação pedagógica ao receber o adendo de projetos de ensino e de extensão potencializa a relação dos estudantes com a instituição de ensino, gerando permanência e êxito escolar, e complementa os saberes, estimulando o amadurecimento profissional e pessoal.

Palavras-chave: Formação complementar. Prática pedagógica. Contação de histórias. Literatura. Licenciatura em Pedagogia.

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Biografia do Autor

Caroline de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Farroupilha

Doutora em Letras. (UCS) Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. (UCS) Especialista em Educação a Distância. (UNOPAR) Graduada em Letras. (UPF) Atua como docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Farroupilha.

Elisiane Marin Galiazzi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Farroupilha

Estudante do Curso de Pedagogia do IFRS - Campus Farroupilha. Bolsista do Projeto de Ensino Laboratório de Contação de Histórias: Experiências Pedagógicas

Luísa Fernandes Zanotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Farroupilha

Estudante do Ensino Médio Integrado em Administração do IFRS - Campus Farroupilha. Bolsista do Projeto de Ensino Laboratório de Contação de Histórias: Experiências Pedagógica

Maria Eduarda de Matos Zanatta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Farroupilha

Estudante do Curso de Pedagogia do IFRS - Campus Farroupilha. Bolsista do Projeto de Extensão Laboratório de Contação de Histórias.

Ana Lara Silvestri, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Farroupilha

Estudante do Ensino Médio Integrado em Eletromecânica do IFRS - Campus Farroupilha. Bolsista do Projeto de Extensão Laboratório de Contação de Histórias.

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Publicado

2023-12-10

Como Citar

MORAIS, C. de; GALIAZZI, E. M.; ZANOTTO, L. F.; ZANATTA, M. E. de M.; SILVESTRI, A. L. Formação pedagógica: ações de ensino e de extensão para licenciandos do curso de pedagogia e professores da rede municipal. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6868. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6868. Acesso em: 29 fev. 2024.