Comunicação organizacional em instituições de ensino no Brasil: estado do conhecimento

Autores

  • Joana Helena Paloschi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), Campi Porto Alegre e Alvorada
  • Andréia Modrzejewski Zucolotto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre https://orcid.org/0000-0002-4889-5945

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6867

Resumo

Resumo: A partir de uma pesquisa com base no estado do conhecimento, este artigo objetiva identificar os estudos já realizados sobre comunicação organizacional em instituições de ensino do Brasil e compreender como são esses processos comunicacionais. Para isso, foi realizado um estudo junto ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Num primeiro momento, chegou-se a 219 artigos e 12 trabalhos de conclusão de pós-graduação stricto sensu publicados de 2002 a 2022. Com a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 12 artigos e quatro dissertações e teses que abordaram a comunicação como um processo relacionado à gestão, escritas em língua portuguesa. Percebeu-se que grande parte das publicações tem como participantes o público em geral e os funcionários das organizações e que há lacuna em pesquisas envolvendo estudantes. Observou-se que, em maior número, os estudos focaram em instituições de nível superior. Essas constatações mostraram algumas deficiências em investigações relativas à comunicação organizacional em instituições da educação básica e contribuíram para justificar a pesquisa em desenvolvimento no Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Campus Porto Alegre, a qual busca compreender como a comunicação organizacional acontece entre a instituição e os estudantes e como isso contribui para a permanência e o êxito desses a partir das atribuições da Assessoria de Comunicação.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional. Instituições de Ensino. Estado do Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Helena Paloschi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), Campi Porto Alegre e Alvorada

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFRS - Campus Porto Alegre. Possui pós-graduação lato sensu em Planejamento em Comunicação e em Gestão de Crise de Imagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e graduação em Comunicação Social - Bacharelado em Jornalismo pela mesma instituição. Atualmente, é jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Su - Campus Alvorada. Tem experiência na área de Comunicação Organizacional.

Andréia Modrzejewski Zucolotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Licenciada em Química pela UFRGS (2000), Mestre em Educação pela PUCRS (2004) e Doutora em Educação pela PUCRS (2010). Atualmente é professora na área de Educação em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, atuando na formação de professores, na Educação Profissional e Tecnológica e no Mestrado Profissional em EPT (ProfEPT). Atuou nas redes pública e privada de ensino na Educação Básica como professora de Química e de Ciências.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

PALOSCHI, J. H.; MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO, A. Comunicação organizacional em instituições de ensino no Brasil: estado do conhecimento. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6867. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6867. Acesso em: 27 abr. 2024.