Comunicação organizacional em instituições de ensino no Brasil: estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6867Resumo
Resumo: A partir de uma pesquisa com base no estado do conhecimento, este artigo objetiva identificar os estudos já realizados sobre comunicação organizacional em instituições de ensino do Brasil e compreender como são esses processos comunicacionais. Para isso, foi realizado um estudo junto ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Num primeiro momento, chegou-se a 219 artigos e 12 trabalhos de conclusão de pós-graduação stricto sensu publicados de 2002 a 2022. Com a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 12 artigos e quatro dissertações e teses que abordaram a comunicação como um processo relacionado à gestão, escritas em língua portuguesa. Percebeu-se que grande parte das publicações tem como participantes o público em geral e os funcionários das organizações e que há lacuna em pesquisas envolvendo estudantes. Observou-se que, em maior número, os estudos focaram em instituições de nível superior. Essas constatações mostraram algumas deficiências em investigações relativas à comunicação organizacional em instituições da educação básica e contribuíram para justificar a pesquisa em desenvolvimento no Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Campus Porto Alegre, a qual busca compreender como a comunicação organizacional acontece entre a instituição e os estudantes e como isso contribui para a permanência e o êxito desses a partir das atribuições da Assessoria de Comunicação.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional. Instituições de Ensino. Estado do Conhecimento.
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