Tutorial ilustrativo com procedimentos didático-metodológicos para intervenção com uma estudante com deficiência múltipla no ensino superior em modalidade remota

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6871

Resumo

Resumo: Este estudo teve por objetivo desenvolver um tutorial didático-metodológico para atendimento e interação midiática no modo remoto, no ensino superior, a uma estudante com deficiência múltipla. A estudante com queixas de dificuldades para interação midiática e diante dos atendimentos em aulas da graduação tem as seguintes características: deficiência múltipla com desmembramento em alterações visuais e auditivas. Como procedimento de coleta e análise de dados foram realizadas reuniões com a estudante para identificar suas dificuldades. Na sequência, foi realizado um levantamento on-line das possibilidades midiáticas e tecnológicas em plataforma livre, para a utilização da estudante e dos professores que ministravam aulas e interagiam em projetos de extensão e pesquisa com ela. A partir da identificação de todos os softwares e adaptações possíveis, o tutorial foi validado em sua usabilidade pela estudante e por uma docente que testou em situação de aula síncrona. A estudante conseguiu interagir, de forma síncrona nas aulas, emitindo feedbacks e discussões em tempo real, o que possibilitou a sua autonomia. O tutorial mostrou potencial para ser replicado para outras casuísticas, como em diferentes atendimentos remotos.

Palavras-chave: Tecnologia Assistiva. Educação Especial. Ensino Remoto Emergencial. Deficiência Múltipla.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Osmar Seabra Junior, Universidade Estadual Paulista

 

 

Talita Maria Souza Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

mceclip0.png

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

SEABRA JUNIOR, M. O.; MARIA SOUZA SANTOS, T. Tutorial ilustrativo com procedimentos didático-metodológicos para intervenção com uma estudante com deficiência múltipla no ensino superior em modalidade remota. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6871. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6871. Acesso em: 27 abr. 2024.