Tutorial ilustrativo com procedimentos didático-metodológicos para intervenção com uma estudante com deficiência múltipla no ensino superior em modalidade remota
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6871Resumo
Resumo: Este estudo teve por objetivo desenvolver um tutorial didático-metodológico para atendimento e interação midiática no modo remoto, no ensino superior, a uma estudante com deficiência múltipla. A estudante com queixas de dificuldades para interação midiática e diante dos atendimentos em aulas da graduação tem as seguintes características: deficiência múltipla com desmembramento em alterações visuais e auditivas. Como procedimento de coleta e análise de dados foram realizadas reuniões com a estudante para identificar suas dificuldades. Na sequência, foi realizado um levantamento on-line das possibilidades midiáticas e tecnológicas em plataforma livre, para a utilização da estudante e dos professores que ministravam aulas e interagiam em projetos de extensão e pesquisa com ela. A partir da identificação de todos os softwares e adaptações possíveis, o tutorial foi validado em sua usabilidade pela estudante e por uma docente que testou em situação de aula síncrona. A estudante conseguiu interagir, de forma síncrona nas aulas, emitindo feedbacks e discussões em tempo real, o que possibilitou a sua autonomia. O tutorial mostrou potencial para ser replicado para outras casuísticas, como em diferentes atendimentos remotos.
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva. Educação Especial. Ensino Remoto Emergencial. Deficiência Múltipla.
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