Narrativas autobiográficas de formadores de professores de Ciências Naturais: um estudo documental
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6862Resumo
Resumo: O propósito deste artigo é explorar informações provenientes das histórias de vida, carreira e formação de docentes universitários que lecionam na área de Ciências Naturais, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo adota uma abordagem qualitativa documental, cuja metodologia se baseia no uso de duas fontes principais: relatos autobiográficos obtidos por meio de entrevistas disponibilizadas no portal digital da universidade e os currículos Lattes dos indivíduos envolvidos. A análise de conteúdo foi empregada para interpretar os dados coletados. Foram identificadas a formação acadêmica e as produções em pesquisa de cada docente, que se mostraram alinhadas com suas posições na universidade. Constataram-se, ainda, ocorrência de aproximações/ afastamentos dos docentes em relação à pesquisa e à sala de aula. Os resultados indicam que as experiências e trajetórias de vida dos docentes desempenham importante papel na construção de significados em relação ao impacto social de suas atividades profissionais, seus entendimentos sobre currículos, modelos e práticas pedagógicas, assim como seus projetos profissionais. Os resultados obtidos destacam a importância das narrativas autobiográficas como uma alternativa valiosa para a pesquisa envolvendo o magistério, enriquecendo a compreensão dos trajetos formativos de profissionais que desempenham o papel de formadores de futuros professores de Ciências Naturais para a Educação Básica.
Palavras-chave: Narrativas autobiográficas. Docência. Ensino superior.
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