Possibilidades de uso da etnoastronomia em atividades de ensino e de divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6820Resumo
Resumo: Este artigo objetiva investigar a importância do uso de temas relacionados às áreas da etnoastronomia e da astronomia cultural em atividades de ensino e de divulgação científica. Para isso, foram articuladas ações que envolveram pesquisa, ensino e extensão. Para fundamentar a investigação foi realizada uma ampla revisão teórica sobre etnoastronomia e as possibilidades de seus usos pedagógicos. Cinco atividades de caráter educacional envolvendo temas de etnoastronomia foram organizadas pelos autores e realizadas em 2022, sendo quatro presenciais e uma remota. Foi elaborado um questionário para averiguar as concepções dos participantes acerca dos temas tratados nestas ações. Este questionário foi respondido por um total de 75 participantes das ações implementadas. Os dados obtidos apontam para a importância de ampliar a quantidade de pesquisas acerca da etnoastronomia e de suas aplicações na educação. O acesso a uma educação envolvendo etnoconhecimentos pode contribuir para que os cidadãos brasileiros conheçam a história e os conhecimentos dos povos originários do seu país. Os saberes desenvolvidos por diferentes culturas foram fundamentais para a sua sobrevivência e compreendê-los pode ajudar na construção de uma educação que de fato valorize a diversidade.
Palavras-chave: Astronomia cultural. Ensino de ciências. Divulgação científica. Diversidade.
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