Percepções discentes acerca da desordem informacional: um estudo exploratório no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6882Resumo
Resumo: Enquadrada no que pode ser chamado de desordem informacional, a larga disseminação de informações falsas, especialmente a partir da internet, vem se configurando como um desafio colocado para diferentes países, com impactos severos em diversas esferas da vida humana. Esse contexto vem sendo estudado e abordado à luz de diferentes referenciais e sob uma ampla gama de propostas e intervenções. Este texto buscou investigar, sistematizar, discutir e apresentar as percepções de estudantes do Ensino Fundamental acerca do fenômeno da desordem informacional e do compartilhamento de informações falsas. O estudo se realizou no contexto de aulas regulares, na disciplina de Ciências da Natureza, com a participação de 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal da região serrana do Rio Grande do Sul. Para atender os objetivos de pesquisa, partindo de uma orientação qualitativa e exploratória, as respostas dos estudantes a questionários e atividades realizadas em aula foram submetidas à análise de conteúdo. Os nossos resultados sugerem que os participantes utilizam critérios similares aos descritos pela literatura para o julgamento da credibilidade de informações, mostram-se advertidos a respeito da desinformação, concebem a intenção de manipular o principal motivo para o compartilhamento de informações falsas, e que o combate à sua disseminação cabe, principalmente, aos usuários e às plataformas de comunicação. Mesmo que muito ainda precise ser explorado, ressalta-se o possível benefício de enriquecer os currículos educativos com propostas que tratem objetivamente da desinformação, no sentido de desenvolver habilidades de Media Literacy e avaliação da credibilidade.
Palavras-chave: Educação em Ciências. Desinformação. Percepções de estudantes.
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