Contribuições do design de interfaces no uso de jogos educacionais digitais para o público infantil: revisão sistemática da literatura

Autores

  • Daphne Blaskoski Kellermann Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcia Häfele Islabão Franco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Porto Alegre.

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6879

Resumo

Resumo: A aprendizagem mediada pelos jogos educacionais digitais (JEDs) tem apresentado contribuições significativas à educação. Pesquisas têm demonstrado que o design visual das interfaces desempenha um papel fundamental nesse contexto, sendo um dos principais problemas relatados em pesquisas na área. Diante disso, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura (RSL) que buscou identificar o uso e as contribuições do design visual das interfaces dos JEDs para a aprendizagem de crianças de 5 a 12 anos. Os resultados da RSL destacam os benefícios para o aprendizado e ressaltam a escassez de pesquisas que explorem o uso de elementos do design, especialmente no contexto brasileiro. Essa carência de estudos indica claramente a necessidade de estabelecer e aplicar diretrizes e boas práticas para orientar o uso efetivo do design visual nas interfaces dos JEDs, visando aprimorar ainda mais o potencial educacional dessas ferramentas.

Palavras-chave: Design visual de Jogos Educacionais. Ensino Fundamental. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

BLASKOSKI KELLERMANN, D.; FRANCO, M. H. I. Contribuições do design de interfaces no uso de jogos educacionais digitais para o público infantil: revisão sistemática da literatura. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6879. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6879. Acesso em: 28 abr. 2024.