Anúncios

Chamada de Trabalhos 2024/1

2023-09-01

Volume 13, número 1 (2024)

Dossiê: Retrospectiva, desafios e perspectivas  da Educação Básica no Brasil

Organizadores: Profa. Dra. Juliana Carvalho Pereira (Prefeitura Municipal de Cachoeirinha), Dr. Filipe Xerxeneski da Silveira (IFRS) e Profa. Dra. Maria do Rocio Fontoura Teixeira (UFRGS)

Prazo final para submissão: 31 de março de 2024 

Previsão de publicação: julho de 2024

Saiba mais sobre Chamada de Trabalhos 2024/1

Edição Atual

v. 12 n. 2 (2023): DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CENÁRIO PARA TRÊS OFÍCIOS - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
					Visualizar v. 12 n. 2 (2023): DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CENÁRIO PARA TRÊS OFÍCIOS - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CENÁRIO PARA TRÊS OFÍCIOS - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Este dossiê insere-se no campo da docência universitária. Espera-se discutir a docência universitária a partir do tripé ensino-pesquisa-extensão, assim como as possibilidade e as condições do/para o desenvolvimento profissional dos professores universitários, à medida que exercem o ofício de ensinar, pesquisar e desenvolver a extensão universitária. A docência universitária requer, para além da capacidade pedagógica, um conjunto de saberes múltiplos, ou transversais, alguns resultantes da pesquisa, outros construídos no âmbito da extensão universitária, outras ainda construídos por cada pessoa a partir das suas experiências pessoais e profissionais que repercutem na aprendizagem indubitavelmente da docência. A docência universitária exige e reúne, assim, vários saberes e formas de conhecimento, abordagens transversais e didáticas, em uma perspectiva sistêmica. Diante dessas exigências, percebe-se a necessidade de se problematizar a complexidade e a diversidade de saberes e situações educativas que envolvem a docência universitária e o contexto do ensino superior. Serão bem-vindos estudos e pesquisas em torno de práticas, opções pedagógicas e curriculares em ambientes de ensino superior, bem como no domínio da pesquisa e da extensão universitária. Além disso, estudos e pesquisas com foco na formação e no desenvolvimento profissional dos professores universitários serão muito oportunos. Esta ambição exige questionar:  Quem são os profissionais que exercem a docência no ensino superior? Qual o seu papel? O que se espera deles em termos de conhecimentos, práticas e experiências profissionais? Como é que se apre(e)nde o ofício de ensinar nesse contexto? Quem se encarrega da formação pedagógica desses profissionais? Tais questões compõem a proposta deste dossiê. 

Organizadores: Profa. Dra. Jesus Maria Sousa (Universidade da Madeira, Portugal), Prof. Dr. Osmar Hélio Alves Araújo  (UFPB) e Prof. Dr. Emerson Augusto de Medeiros  (UFERSA)

 

Arte de capa:

Artista: Maíra Velho*

Título: Micélios, 2023

Técnica: Colagem digital

Sobre a obra: Arrisco imaginar a universidade como floresta, onde educar é criar a partir de novos saberes e condições. Que a docência possa ser micélios - o quais, quando em rede, produzem relacionamentos, trocas capazes de nos fazer questionar e transformar nossa concepção de sociedade, modos da vida, epistemologias, ciência e tecnologia. Que contribua, sobretudo, para superar contradições; que, a partir de ações coletivas, a docência possa conectar e nutrir não só a teia de conhecimento científico, mas a da vida. 

*Artista Visual | Mestre em Poéticas Visuais

Publicado: 2023-12-10

Dossiê

Espaço Plural

Ver Todas as Edições

#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia é um periódico de acesso livre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com publicação semestral. Seu propósito é divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação, em suas relações com a ciência e a tecnologia. Publica artigos científicos, resenhas, relatos de experiência pedagógica, entre outras contribuições acadêmicas, em Português, Inglês e Espanhol.

O tear representa, nas culturas orientais, a estrutura e o movimento do universo em processo de (re)criação contínua. Do tear vem o trabalho de tecelagem, o qual é composto de múltiplos fios que, juntos, formam uma rede pelas mãos do tecelão. Dessa forma, a revista Tear busca ser uma fonte geradora de redes de conhecimento em educação, ciência e tecnologia, as quais são construídas e reconstruídas pelas mãos e pelas mentes daqueles que o tecem – os pesquisadores.