Roteiro para a integração da inteligência artificial em experiências de ensino
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6861Resumo
Resumo: O avanço acelerado da Inteligência Artificial (IA) está transformando profundamente diversos setores da sociedade, incluindo a Educação. Internacionalmente, o ensino da IA emerge como uma necessidade, reforçada pelas metas de desenvolvimento mundial sustentável da Unesco (2020). De maneira geral, a IA está se tornando um tema transversal a todas as áreas de conhecimento, estando presente diariamente na vida de todos nós. Embora a utilização da IA no contexto educacional suscite considerável interesse, a falta de orientações específicas pode dificultar sua adoção por parte de docentes menos familiarizados com a área. Em termos tecnológicos, diversas iniciativas têm proporcionado o surgimento de plataformas destinadas à aprendizagem da IA. Porém, o ensino não tem se fortalecido por meio delas, observadas as carências da formação docente em termos computacionais. A fim de contribuir nesta perspectiva, a presente proposta delineia um roteiro destinado a professores que buscam introduzir a IA como recurso pedagógico em suas práticas de ensino. Este guia abrange etapas desde a seleção do problema até a avaliação comparativa entre soluções baseadas em IA e abordagens tradicionais, considerando implicações éticas e de explicabilidade dos métodos. Busca-se, por meio desta proposta, capacitar os professores a abraçar a IA como uma ferramenta enriquecedora no cenário educacional contemporâneo. Até o momento, estudos e avaliações do roteiro proposto foram desenvolvidos no âmbito da docência na Educação Básica. Os resultados preliminares apontam a facilidade de uso desses recursos para uso em sala de aula e na formação docente.
Palavras-chave: Inteligência Artificial. Formação Docente. Capacitação Universitária. Nível de Maturidade em IA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.