Material didático para estudantes imigrantes e refugiados na educação básica: uma proposta a partir do ensino de português como língua de acolhimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6695

Resumo

Resumo: O crescente aumento de matrículas de estudantes imigrantes e refugiados no sistema de ensino brasileiro tem sido um grande desafio para as escolas, impulsionando a busca por estratégias de ensino e recursos didáticos voltados especificamente a esse público. Em vista disso, este artigo aborda a elaboração de materiais didáticos para crianças e jovens, deslocados forçados, matriculados na Educação Básica e apresenta uma proposta baseada na perspectiva do ensino de Português como Língua de Acolhimento (SÃO BERNARDO, 2016) e nas competências comunicativas propostas por Canale e Swain (1980). Pautada pela pesquisa-ação, a investigação busca suprir as lacunas existentes entre a pesquisa científica e a prática docente a partir de um material que subsidie o trabalho dos professores, principalmente do Ensino Fundamental, no ensino de língua portuguesa para imigrantes e refugiados, contribuindo para a aprendizagem desses estudantes, sua interação com a comunidade escolar e sua inserção na sociedade brasileira.

Palavras-chave: Imigrantes e refugiados. Educação Básica. Material didático. Português como Língua de Acolhimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Fior Postingher Balzan, IFRS-Campus Bento Gonçalves

Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela UCS. Doutoranda do Programa de Letras (associação ampla UCS/UniRitter). Docente do IFRS-Campus Bento Gonçalves.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

BALZAN, C. F. P.; SONAGLIO PEDRASSANI, J.; ISLABÃO DOS SANTOS, A.; DIAS SOUZA, M.; ROCHA VIEIRA, L. Material didático para estudantes imigrantes e refugiados na educação básica: uma proposta a partir do ensino de português como língua de acolhimento. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6695. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6695. Acesso em: 27 abr. 2024.