Material didático para estudantes imigrantes e refugiados na educação básica: uma proposta a partir do ensino de português como língua de acolhimento
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6695Resumo
Resumo: O crescente aumento de matrículas de estudantes imigrantes e refugiados no sistema de ensino brasileiro tem sido um grande desafio para as escolas, impulsionando a busca por estratégias de ensino e recursos didáticos voltados especificamente a esse público. Em vista disso, este artigo aborda a elaboração de materiais didáticos para crianças e jovens, deslocados forçados, matriculados na Educação Básica e apresenta uma proposta baseada na perspectiva do ensino de Português como Língua de Acolhimento (SÃO BERNARDO, 2016) e nas competências comunicativas propostas por Canale e Swain (1980). Pautada pela pesquisa-ação, a investigação busca suprir as lacunas existentes entre a pesquisa científica e a prática docente a partir de um material que subsidie o trabalho dos professores, principalmente do Ensino Fundamental, no ensino de língua portuguesa para imigrantes e refugiados, contribuindo para a aprendizagem desses estudantes, sua interação com a comunidade escolar e sua inserção na sociedade brasileira.
Palavras-chave: Imigrantes e refugiados. Educação Básica. Material didático. Português como Língua de Acolhimento.
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