‘Ela deveria estar aposentada’: um estudo dos marcadores sociais a partir da notícia divulgada pelo G1
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6738Resumo
Resumo: Diante da distopia social em relação ao acesso e permanência de pessoas com mais idade no ensino superior, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os marcadores sociais de geração, profissão e idade por meio de três notícias veiculadas sobre um caso de bullying e etariofobia vivenciados por uma discente com mais de 40 anos e ‘ainda’ no ensino superior. Tomamos este caso como exemplo, diante da repercussão nacional e como representação dos lamentáveis casos recorrentes no Brasil. Fundamentamos nossa pesquisa nos estudos de Duarte e Silva (2023); Duarte (2023); Melo et al (2023) Collins e Bilge (2021) que versam sobre os marcadores sociais da diferença em contextos diversos, assim como sobre os possíveis sentidos que são articulados quando esses marcadores são analisados de forma individual e interseccional. Os resultados das análises indicam que as situações de bullying e etariofobia, presentes nas notícias analisadas são reflexos do preconceito e dos sentidos negativos atribuídos socialmente às pessoas idosas, não apenas pelo aspecto físico, como também pela definição dessas pessoas como seres restritos a determinados espaços sociais ou às atividades que não sejam condizentes com a sua ‘idade’. Assim, a pesquisa apresenta contribuições relevantes para se pensar o envelhecimento como um processo natural da vida, reconhecendo as pessoas idosas como seres capazes de tomar decisões e viver sem a regulação dos sentidos socialmente erigidos sobre a condição de pessoa idosa.
Palavras-chave: Ensino Superior. Envelhecimento. Marcadores Sociais.
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