‘Ela deveria estar aposentada’: um estudo dos marcadores sociais a partir da notícia divulgada pelo G1

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6738

Resumen

Resumo: Diante da distopia social em relação ao acesso e permanência de pessoas com mais idade no ensino superior, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os marcadores sociais de geração, profissão e idade por meio de três notícias veiculadas sobre um caso de bullying e etariofobia vivenciados por uma discente com mais de 40 anos e ‘ainda’ no ensino superior. Tomamos este caso como exemplo, diante da repercussão nacional e como representação dos lamentáveis casos recorrentes no Brasil. Fundamentamos nossa pesquisa nos estudos de Duarte e Silva (2023); Duarte (2023); Melo et al (2023) Collins e Bilge (2021) que versam sobre os marcadores sociais da diferença em contextos diversos, assim como sobre os possíveis sentidos que são articulados quando esses marcadores são analisados de forma individual e interseccional. Os resultados das análises indicam que as situações de bullying e etariofobia, presentes nas notícias analisadas são reflexos do preconceito e dos sentidos negativos atribuídos socialmente às pessoas idosas, não apenas pelo aspecto físico, como também pela definição dessas pessoas como seres restritos a determinados espaços sociais ou às atividades que não sejam condizentes com a sua ‘idade’. Assim, a pesquisa apresenta contribuições relevantes para se pensar o envelhecimento como um processo natural da vida, reconhecendo as pessoas idosas como seres capazes de tomar decisões e viver sem a regulação dos sentidos socialmente erigidos sobre a condição de pessoa idosa.

Palavras-chave: Ensino Superior. Envelhecimento. Marcadores Sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabíola Jerônimo Duarte, UFPB

Graduação em Letras Português pelo IFPB, Letras Inglês pela UFPB. Especialista em Tecnologias Educacionais e Ensino a Distância; Ensino de Português e Matemática numa perspectiva transdisciplinar, ambos pelo IFRN. Mestra em Linguística e Ensino pelo MPLE/UFPB.

Adilma Gomes da Silva Machado, UFPB

Graduação em Letras, Português e Inglês, pela (FAFIT). Especialista em Ensino de Libras pela UNINASSAU. Especialista em Linguística Textual pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Linguística e Ensino pelo MPLE/UFPB.

Inayara Élida Aquino de Melo, UFPB

Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Educação ambiental pela FAP/FIP. Mestrando em Linguística e Ensino pelo MPLE/UFPB.

Henrique Miguel Lima Silva, UFPB

Docente efetivo do DLPL/UFPB. Professor permanente dos Programa de Pós-graduação em Linguística e Ensino -MPLE e Programa de Pós-graduação Linguistica - PROLING, ambos da UFPB. Pós-doutorado em Ensino pela UERN. Doutor e mestre em Linguística pelo PROLING/UFPB. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo CINTEP. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela FUNESO. Graduação em Letras Português, Inglês e suas literaturas pela UPE. Pesquisador com ampla experiência em ensino; pesquisa e extensão em diversas IES no Brasil, tendo vasta produção científica em livros e periódicos nacionais e internacionais

Publicado

2023-12-10

Cómo citar

DUARTE, F. J.; MACHADO, A. G. da S.; AQUINO DE MELO, I. Élida; LIMA SILVA, H. M. ‘Ela deveria estar aposentada’: um estudo dos marcadores sociais a partir da notícia divulgada pelo G1. #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6738. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6738. Acesso em: 11 may. 2024.