Letramentos críticos: desafios encontrados por professores de língua inglesa em contextos educacionais

Autores

  • Linara Mafessolli Xavier Furlan Universidade Regional de Blumenau
  • Adriana Fischer Universidade Regional de Blumenau / Doutora
  • Sandra Pottmeier Universidade Regional de Blumenau / Doutora

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6844

Resumo

Resumo: O presente artigo apresenta como objetivo analisar o uso da Língua Inglesa na Educação Básica, a partir de produções científicas na área, tendo como apoio a perspectiva dos letramentos críticos. Define-se como objeto de estudo desafios relativos ao uso dos letramentos críticos em contextos educativos. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa, por analisar artigos científicos de alto impacto publicados em bases de dados, Scielo e Web of Science, nos últimos dez anos, em diferentes áreas do conhecimento. Quanto ao aporte teórico utilizado para fundamentar este trabalho, recorreu-se aos Novos Estudos dos Letramentos, os quais compreendem os letramentos como práticas flexíveis de oralidade, escrita e leitura, e a enfoques acerca dos letramentos críticos, sua relação com o processo de leitura e escrita e ao ensino de Língua Inglesa. Os resultados indicam três grandes desafios no processo de ensino e aprendizagem do idioma: a) o planejamento: do livro didático ao nível de proficiência; b) forma de tratamento de letramentos críticos, com apoio da leitura crítica em sala de aula; e c) a interação professor e estudante. A partir dos resultados obtidos, é possível compreender que os professores se deparam com muitos desafios ao longo do processo de ensino e aprendizagem, necessitando de formações que deem suporte como forma de auxílio na busca por práticas letradas mais significativas aos estudantes em diferentes salas de aula.

Palavras-chave: Letramentos Críticos. Leitura Crítica. Professor Crítico. Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Pottmeier, Universidade Regional de Blumenau / Doutora

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pós-doutorado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau. Participa do grupo de pesquisa Linguagens e Letramento em Educação da Universidade Regional de Blumenau. É professora na rede pública estadual catarinense.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

MAFESSOLLI XAVIER FURLAN, L.; FISCHER, A.; POTTMEIER, S. Letramentos críticos: desafios encontrados por professores de língua inglesa em contextos educacionais. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6844. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6844. Acesso em: 28 abr. 2024.