Letramentos críticos: desafios encontrados por professores de língua inglesa em contextos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6844Resumo
Resumo: O presente artigo apresenta como objetivo analisar o uso da Língua Inglesa na Educação Básica, a partir de produções científicas na área, tendo como apoio a perspectiva dos letramentos críticos. Define-se como objeto de estudo desafios relativos ao uso dos letramentos críticos em contextos educativos. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa, por analisar artigos científicos de alto impacto publicados em bases de dados, Scielo e Web of Science, nos últimos dez anos, em diferentes áreas do conhecimento. Quanto ao aporte teórico utilizado para fundamentar este trabalho, recorreu-se aos Novos Estudos dos Letramentos, os quais compreendem os letramentos como práticas flexíveis de oralidade, escrita e leitura, e a enfoques acerca dos letramentos críticos, sua relação com o processo de leitura e escrita e ao ensino de Língua Inglesa. Os resultados indicam três grandes desafios no processo de ensino e aprendizagem do idioma: a) o planejamento: do livro didático ao nível de proficiência; b) forma de tratamento de letramentos críticos, com apoio da leitura crítica em sala de aula; e c) a interação professor e estudante. A partir dos resultados obtidos, é possível compreender que os professores se deparam com muitos desafios ao longo do processo de ensino e aprendizagem, necessitando de formações que deem suporte como forma de auxílio na busca por práticas letradas mais significativas aos estudantes em diferentes salas de aula.
Palavras-chave: Letramentos Críticos. Leitura Crítica. Professor Crítico. Educação Básica.
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