Um estudo dos espaços virtuais de museus de ciências no contexto do ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5518Resumo
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar os espaços virtuais dos museus de ciência brasileiros, a fim de identificar e caracterizar os materiais produzidos nestes espaços que envolvem o conteúdo de Química no âmbito do ensino de ciências. Para isso foram investigados os sites dos museus de ciências cadastrados no Brasil, bem como os museus virtuais, utilizando o Guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e a plataforma MuseusBr. O intuito da pesquisa foi selecionar os ambientes virtuais que permitissem algum grau de interação com o público, portanto, foram selecionados os museus que correspondem à classificação de Piacente (1996) de Museus no Mundo Virtual e Museus Realmente Interativos, além da classificação de Museus Virtuais, que abrangem o conteúdo de Química (BRASIL, 2011). Assim, foram encontrados 10 ambientes virtuais de museus no Brasil dentro dos critérios apresentados, sendo que nenhum destes correspondia à classificação de Museu Virtual, o que evidencia a falta desse recurso nos museus de ciências brasileiros. Quanto à região destes espaços, sete dos dez ambientes virtuais dos museus selecionados correspondem a museus localizados na região Sudeste, seguindo a tendência de concentração destes espaços no país nessa mesma região. Já os materiais encontrados nos espaços virtuais foram jogos, vídeos, textos de divulgação científica, peças teatrais, exposições virtuais, acervos online e visita virtual. Apesar disso, foi possível notar que a Química ainda possui menor representatividade nestes espaços quando comparada com outros campos científicos.
Palavras-chave: Museus de Ciência. Ensino de Química. Espaços Virtuais.
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