Aprendizagem criativa no estágio supervisionado: possibilidades e potencialidades para a educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5932Resumo
Resumo: O artigo é original e retrata a vivência documentada do Estágio Supervisionado I, realizado em escola da rede pública municipal da Educação Infantil, no curso de Pedagogia, a partir da ótica da “Aprendizagem Criadora”. A pesquisa é de natureza qualitativa, fundada no paradigma fenomenológico interpretativo, e se estrutura a partir da pesquisa teórica, com revisão de literatura, sendo o segundo momento marcado pela pesquisa documental e relato de experiência, a partir do uso dos “Diários de Campo Reflexivos” produzidos pelos/as alunos/as de estágio. A problematização incide sobre como realizar um estágio supervisionado que promovesse significativas e criativas aprendizagens, no formato remoto. O objetivo geral é o de partilhar rotas de aprendizagem criativas e criadoras a partir da vivência prática do estágio supervisionado na Educação Infantil. O trabalho foi organizado em três subtítulos, em que dialogamos sobre concepções de Aprendizagem Criativa, os sentidos do estágio na Educação Infantil e a “Docência Criativa”. Como resultado, destacamos que a Aprendizagem Criativa abre portas formativas no sentido de repensar a criatividade como prática docente. Neste sentido, concluímos que o “pensar, sentir e fazer criativos” são rotas a serem incluídas na formação inicial do/a professor/a.
Palavras-Chave: Aprendizagem Criativa. Estágio supervisionado. Educação Infantil.
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