Estágio de docência em contexto de pandemia: que educação realizar remotamente?
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5922Resumo
Resumo: Com a pandemia instalada pelo vírus SARS-CoV-2, o setor educacional enfrentou colossais desafios e transformações nos processos de ensino e de aprendizagem. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre tais mudanças, apontar desigualdades sociais de acesso à internet e narrar uma experiência de estágio de docência realizado remotamente na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas. Foram necessários estudos, adaptações e inovações metodológicas, com a ampliação do uso de recursos tecnológicos. A experiência se configurou como oportunidade potente de aperfeiçoamento teórico e prático, contribuindo para a formação discente e docente. Diante dos desafios educacionais, que continuamente surgem, faz-se mister a busca, sempre necessária, por novos paradigmas para a construção de alternativas metodológicas e de ensino, visando a uma educação mais igualitária, em conjunto com a mobilização por políticas públicas de formação docente e de inclusão digital.
Palavras-chave: Ensino remoto. Formação docente. Tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.