Estágio de docência em contexto de pandemia: que educação realizar remotamente?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5922

Resumo

Resumo: Com a pandemia instalada pelo vírus SARS-CoV-2, o setor educacional enfrentou colossais desafios e transformações nos processos de ensino e de aprendizagem. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre tais mudanças, apontar desigualdades sociais de acesso à internet e narrar uma experiência de estágio de docência realizado remotamente na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas. Foram necessários estudos, adaptações e inovações metodológicas, com a ampliação do uso de recursos tecnológicos. A experiência se configurou como oportunidade potente de aperfeiçoamento teórico e prático, contribuindo para a formação discente e docente. Diante dos desafios educacionais, que continuamente surgem, faz-se mister a busca, sempre necessária, por novos paradigmas para a construção de alternativas metodológicas e de ensino, visando a uma educação mais igualitária, em conjunto com a mobilização por políticas públicas de formação docente e de inclusão digital.

Palavras-chave: Ensino remoto. Formação docente. Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Schuchter Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Mestra em Saúde e Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Letícia Martins Ignácio-Souza, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Fisiopatologia Médica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduada em Nutrição e Mestra em Biociências (Nutrição) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora do curso de Graduação em Nutrição e de Pós Graduação em Ciências da Nutrição, do Esporte e Metabolismo da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

FERREIRA, M. S.; MARTINS IGNÁCIO-SOUZA, L. Estágio de docência em contexto de pandemia: que educação realizar remotamente?. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5922. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5922. Acesso em: 29 mar. 2024.