Alfabetização científica e tecnológica no ensino de biologia celular e molecular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5633

Resumo

Resumo: Neste trabalho busca-se analisar o conhecimento da Biologia Celular e Molecular disposto em dez livros didáticos de Biologia do 1º ano do Ensino Médio do Programa Nacional do Livro Didático 2018, identificando a presença dos indicadores de Alfabetização Científica e Tecnológica por meio de uma investigação documental e exploratória. Os resultados sinalizam que os Indicadores de Alfabetização Científica são instrumentos avaliativos importantes e que o conhecimento de Biologia Celular e Molecular é relevante no cotidiano das pessoas frente às transformações que ocorrem no mundo.

Palavras-chave: Biologia Celular e Molecular. Alfabetização Científica e Tecnológica. Livro Didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Roberta Corrêa Cleto Dos Santos, Secretária da Educação e Esporte do Paraná

Mestre em ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2021),

Patrícia Shigunov, Instituto Carlos Chagas – FioCruz Paraná

Doutora em Biociências e Biotecnologia pelo Instituto Carlos Chagas – FioCruz Paraná (2014). Pesquisadora em Saúde Pública no Instituto Carlos Chagas – FioCruz Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Ciências Habilitação, mestrado em Educação e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

SANTOS, F. R. C. C. D. .; SHIGUNOV, P. .; LORENZETTI, L. Alfabetização científica e tecnológica no ensino de biologia celular e molecular. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5633. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5633. Acesso em: 19 abr. 2024.