Educação das relações étnico-raciais e cenários indígenas: espectros da lei 11.645/2008 em pesquisas educacionais Strictu Sensu
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5627Resumo
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir aspectos da Lei 11.645/ 2008 que insere nas escolas a temática indígena e afrodiaspórica. A metodologia recorreu ao que Romanowsk & Ens (2006) chamam Estado do Conhecimento – processo de seleção de material em acervos diversos. Nesse sentido foram pesquisadas dissertações em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu publicadas no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre os anos de 2015 e 2020, de modo a flagrar as composições teóricas desses estudos ao avanço da temática em tela. Focado na questão indígena, os resultados destacam que o número de pesquisas ainda não reflete a importância do tema, indicando, portanto, ser um campo de estudo com possibilidade de adensamento.
Palavras-chave: Lei 11645/2008. Étnico-racial. Cultura e Educação.
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