A abordagem pedagógica da aprendizagem criativa: relato de experiências conduzidas de uma oficina
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5924Resumo
Resumo: Práticas de ensino inovadoras são criadas, via de regra, a partir de outras mais antigas. Este é o caso da abordagem pedagógica denominada aprendizagem criativa, a qual busca uma expansão da expressão e do pensamento criativo de alunos com o auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação. Considera-se importante que os profissionais da educação incorporem em suas práticas pedagógicas os princípios da aprendizagem criativa, pois acredita-se que com ela seja possível que o estudante assuma um papel de maior protagonismo em seu processo de aprendizado. Assim, visando qualificar profissionais docentes, ofereceu-se uma oficina para alunos do curso de Mestrado Profissional em Informática na Educação, cujo objetivo geral foi permitir que o participante compreendesse os princípios da aprendizagem criativa. Para a organização da oficina, as atividades foram estabelecidas na forma de uma sequência didática, com a duração de duas horas, divididas em cinco momentos. Os participantes responderam a um questionário de autoavaliação e de avaliação da atividade. O tempo usado para conduzir a oficina foi o principal ponto negativo elencado pelos estudantes. Além disso, o tema denominado “rotação por estações” precisa ser abordado com mais profundidade, visto que este foi o ponto de maior dificuldade encontrado pelos participantes. Assim, percebeu-se que será necessário adequar o modelo de oficina para que seja replicado com profissionais da área da educação que necessitem desse tipo de formação.
Palavras-chave: Aprendizagem criativa. Metodologias ativas. Escrita colaborativa. Rotação por estações.
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