A abordagem pedagógica da aprendizagem criativa: relato de experiências conduzidas de uma oficina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5924

Resumo

Resumo: Práticas de ensino inovadoras são criadas, via de regra, a partir de outras mais antigas. Este é o caso da abordagem pedagógica denominada aprendizagem criativa, a qual busca uma expansão da expressão e do pensamento criativo de alunos com o auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação. Considera-se importante que os profissionais da educação incorporem em suas práticas pedagógicas os princípios da aprendizagem criativa, pois acredita-se que com ela seja possível que o estudante assuma um papel de maior protagonismo em seu processo de aprendizado. Assim, visando qualificar profissionais docentes, ofereceu-se uma oficina para alunos do curso de Mestrado Profissional em Informática na Educação, cujo objetivo geral foi permitir que o participante compreendesse os princípios da aprendizagem criativa. Para a organização da oficina, as atividades foram estabelecidas na forma de uma sequência didática, com a duração de duas horas, divididas em cinco momentos. Os participantes responderam a um questionário de autoavaliação e de avaliação da atividade. O tempo usado para conduzir a oficina foi o principal ponto negativo elencado pelos estudantes. Além disso, o tema denominado “rotação por estações” precisa ser abordado com mais profundidade, visto que este foi o ponto de maior dificuldade encontrado pelos participantes.  Assim, percebeu-se que será necessário adequar o modelo de oficina para que seja replicado com profissionais da área da educação que necessitem desse tipo de formação. 

Palavras-chave: Aprendizagem criativa. Metodologias ativas. Escrita colaborativa. Rotação por estações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Maria Ambrósio de Souza Accordi, IFRS

Técnica em Assuntos Educacionais do IFRS, Campus Viamão. Mestranda em Informática na Educação no IFRS Campus Porto Alegre. É Especialista em Pesquisa e Prática Pedagógica pelo IFSC Gaspar; em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica pelo IFSC Caçador e em Dança Pela PUCRS. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Experiência como professora de Judô, dança e esporte para alunos com necessidades especiais. Atualmente realiza pesquisa e extensão com ênfase em práticas pedagógicas em educação.

Rosangela Silveira Garcia, IFRS

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, MBA Gestão de Projetos e Equipes E-learning. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009), Pós-Graduada em Gestão Escolar pela Universidade Castello Branco (2007), Graduação em Letras Português pela Universidade Luterana do Brasil (2004), Graduada em Pedagogia (2019). É consultora em educação online, professora conteudista de cursos de graduação e pós-graduação, professora e tutora de cursos a distância, atua como docente em cursos de graduação e técnicos. Palestrante em cursos de formação docente, com foco nos seguintes temas: avaliação, linguagem, práticas pedagógicas e uso de tecnologias na educação.

Silvia de Castro Bertagnolli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre

Doutora em Computação (PPGC/UFRGS) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre.

Marcelo Augusto Rauh Schmitt, IFRS

Graduação em Ciencia da Computação (1989). Graduação em Odontologia (1994). Mestrado em Ciência da Computação (1993) Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Porto Alegre. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Informática na Educação do Campus Porto Alegre do IFRS.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

AMBRÓSIO DE SOUZA ACCORDI, A. M.; SILVEIRA GARCIA, R.; BERTAGNOLLI, S. de C.; RAUH SCHMITT, M. A. A abordagem pedagógica da aprendizagem criativa: relato de experiências conduzidas de uma oficina. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5924. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5924. Acesso em: 19 abr. 2024.