O mediador de museus e centros de ciência: uma análise da produção dos encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências (2011-2019)
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5527Resumo
Resumo: Apesar da importância e complexidade da sua função, os mediadores de museus e centros de ciência têm sido pouco investigados pela literatura da área. Desse modo, a presente pesquisa objetiva mapear e elaborar uma descrição do perfil dos mediadores de museus e centros de ciência apresentado nos trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPECs), no período de 2011 a 2019. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Para a coleta e análise dos dados foram utilizados os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados apontam para um perfil diversificado, mas com tendências em relação à caracterização, atuação e formação dos mediadores. Verificou-se que os mediadores são, em sua maioria, alunos de graduação e atuantes em instituições localizadas na região sudeste do país. A atuação desses profissionais é marcada por elementos da educação formal e sua capacitação para trabalhar nesses espaços se desenvolve na prática e com o apoio de mediadores mais experientes.
Palavras-chave: Mediadores. Museu de ciência. ENPEC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.