Perspectivas e desafios das práticas interdisciplinares: relato de experiência no contexto de estudantes da pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5818Resumo
Resumo: As vivências no Programa Multicampi do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na disciplina “Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências e Matemática”, realizada no contexto do ensino remoto, permitiram uma discussão sobre a interdisciplinaridade na formação de professores de Ciências. Mergulhamos no vivido durante a disciplina, focamos na construção de nove projetos interdisciplinares que foram classificados quanto ao tipo de interdisciplinaridade desenvolvida. Após, exploramos duas propostas denominadas “A interdisciplinaridade trabalhada de forma lúdica no ambiente escolar: ensinar de uma maneira mais divertida” e “Radioatividade em contexto: uma ação interdisciplinar rumo a uma alfabetização científica”, enfatizando vivências e contribuições possibilitadas pelo ato de pensar e escrever esses trabalhos. Por fim, apontamos os desafios do ensino interdisciplinar, como as condições de trabalho dos professores e as potencialidades, destacando sua preciosidade na formação docente, para que os professores promovam uma prática educacional interdisciplinar, inter-relacionem os conhecimentos, os participantes e contribuam com a atratividade do processo educacional.
Palavras-chave: Projetos Interdisciplinares. Ensino de Ciências. Formação Docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.