Autômatos como estratégia para a inserção da abordagem pedagógica da aprendizagem criativa em sala de aula: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5940

Resumo

Resumo: A abordagem pedagógica da aprendizagem criativa tem sido muito difundida, principalmente, nos últimos anos, pois ela possibilita que o estudante perceba o mundo em que está inserido de uma outra forma, além de propiciar o desenvolvimento de habilidades interpessoais, digitais e tecnológicas, incentivando o protagonismo dos estudantes no contexto da Educação 4.0. A pesquisa descrita neste artigo tem como foco relatar uma experiência realizada no formato de formação continuada para docentes adotando a abordagem pedagógica da aprendizagem criativa, através de autômatos. A formação concentrou-se em utilizar a cultura maker dentro da sala de aula; incentivar a criatividade através da criação de um autômato; e instigar os docentes a refletirem sobre a importância de abordar temas que promovam o pensamento crítico e criativo dos estudantes. A pesquisa foi realizada com o intuito de responder a seguinte questão: Como realizar uma formação continuada para docentes da educação básica, usando a abordagem pedagógica da aprendizagem criativa e o recurso pedagógico autômatos? O percurso metodológico contou com uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, conduzido na atividade de formação docente, envolvendo 17 participantes. A coleta de dados utilizou um questionário, e a análise dos resultados levou em consideração as respostas obtidas por este instrumento e as reflexões realizadas durante a formação. A aplicação da aprendizagem criativa de forma integrada à cultura maker permitiu aos participantes identificarem que essa abordagem pedagógica pode ser um caminho para se discutir diversos temas em sala de aula, além de incentivar o desenvolvimento de várias habilidades.

Palavras-chave: Aprendizagem Criativa. Cultura maker. Autômatos. Formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

MOTTA FERREIRA, F.; DE CASTRO BERTAGNOLLI, S. .; PERES, A.; CAPELLARI, A. A.; LIMA VIEIRA, S. . Autômatos como estratégia para a inserção da abordagem pedagógica da aprendizagem criativa em sala de aula: um relato de experiência. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5940. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5940. Acesso em: 19 abr. 2024.