Autômatos como estratégia para a inserção da abordagem pedagógica da aprendizagem criativa em sala de aula: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5940Resumo
Resumo: A abordagem pedagógica da aprendizagem criativa tem sido muito difundida, principalmente, nos últimos anos, pois ela possibilita que o estudante perceba o mundo em que está inserido de uma outra forma, além de propiciar o desenvolvimento de habilidades interpessoais, digitais e tecnológicas, incentivando o protagonismo dos estudantes no contexto da Educação 4.0. A pesquisa descrita neste artigo tem como foco relatar uma experiência realizada no formato de formação continuada para docentes adotando a abordagem pedagógica da aprendizagem criativa, através de autômatos. A formação concentrou-se em utilizar a cultura maker dentro da sala de aula; incentivar a criatividade através da criação de um autômato; e instigar os docentes a refletirem sobre a importância de abordar temas que promovam o pensamento crítico e criativo dos estudantes. A pesquisa foi realizada com o intuito de responder a seguinte questão: Como realizar uma formação continuada para docentes da educação básica, usando a abordagem pedagógica da aprendizagem criativa e o recurso pedagógico autômatos? O percurso metodológico contou com uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, conduzido na atividade de formação docente, envolvendo 17 participantes. A coleta de dados utilizou um questionário, e a análise dos resultados levou em consideração as respostas obtidas por este instrumento e as reflexões realizadas durante a formação. A aplicação da aprendizagem criativa de forma integrada à cultura maker permitiu aos participantes identificarem que essa abordagem pedagógica pode ser um caminho para se discutir diversos temas em sala de aula, além de incentivar o desenvolvimento de várias habilidades.
Palavras-chave: Aprendizagem Criativa. Cultura maker. Autômatos. Formação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.