O ‘jogo da IU: unindo os pares’ como estratégia ativa no ensino do conteúdo de incontinência urinária feminina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5927

Resumo

Resumo: Diante de um problema de saúde pública como a Incontinência Urinária, este artigo possui o objetivo de potencializar as reflexões no ensino de Incontinência Urinária e subsidiar às/aos docentes da área da saúde a possibilidade de um material educativo que proporcione interações dinâmicas e colaborativas no processo de ensino e de aprendizagem. Esta pesquisa é um recorte de um Produto Educacional oriundo de um Mestrado Profissional realizado em um Instituto Federal no Brasil. Esse Produto Educacional consiste em uma Sequência Didática planejada e sistematizada no modelo da Sala de Aula Invertida apoiado nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para o ensino do conteúdo de Incontinência Urinária no ensino superior. O ‘Jogo da IU: Unindo os pares’ foi elaborado como uma estratégia ativa integrante das atividades educacionais da Sequência Didática. Os resultados apresentados, após a validação do Produto Educacional, demonstraram a viabilidade da Sequência Didática e o ‘Jogo da IU: Unindo os pares’ contribuiu para potencializar positivamente os conhecimentos, com foco na aprendizagem e fomentando a interação crítica entre as/os envolvidas/os. Foi possível subsidiar às/aos docentes da área da saúde em suas práticas pedagógicas com um material educativo de qualidade sobre a Incontinência Urinária Feminina. Do mesmo modo, o jogo também possibilita às/aos profissionais da saúde a abordagem da temática com as/os pacientes de maneira efetiva.

Palavras-chave: Educação em Saúde. Materiais de Ensino. Saúde da Mulher. Urologia. Ginecologia.

Biografia do Autor

Maria Bethânia Tomaschewski Bueno

Graduada em Fisioterapia, pela Faculdade Anhanguera Educacional, Pelotas, Brasil. Mestra em Ciências e
Tecnologias na Educação, pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça,
Pelotas, Brasil. 

Maria Isabel Giusti Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul-CaVG).

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul-CaVG).

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

TOMASCHEWSKI BUENO, M. B. .; GIUSTI MOREIRA, M. I. O ‘jogo da IU: unindo os pares’ como estratégia ativa no ensino do conteúdo de incontinência urinária feminina. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5927. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5927. Acesso em: 4 dez. 2022.