Concepção de licenciandos em ciências biológicas sobre o estágio curricular supervisionado e sua colaboração para a construção da identidade docente
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5446Resumo
Resumo: A construção da Identidade Docente (ID) durante o curso de formação inicial exige saberes constituídos pela relação entre os conhecimentos das instituições formadoras e os saberes desenvolvidos no contexto do cotidiano escolar proporcionados pela prática docente. Assim, este estudo tem como objetivo identificar os desafios e perspectivas, a partir da percepção dos licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública baiana, para a construção da ID ao longo do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma investigação de caráter qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados foram a análise documental e o questionário. Contendo questões objetivas e subjetivas, o questionário foi enviado pelo Google Forms a catorze estudantes do referido curso. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo e, após a leitura atenta do material, foram organizados em duas categorias de análise: o desenvolvimento dos licenciandos durante o ECS e a relação entre licenciando e professor supervisor do ECS. Quanto ao momento do ECS, os licenciandos confirmaram sua importância ao adquirirem saberes específicos da prática e que estes são fundamentais para a construção da ID, porém destacaram algumas limitações durante o período de ECS. No que se refere à colaboração do professor supervisor, indicaram que a participação deste profissional não se restringe a aspectos relacionados à prática docente, pois o estagiário estabelece relações com este profissional que dialogam diretamente com a escolha pela docência.
Palavras-chave: Formação Inicial. Estágio Curricular Supervisionado. Identidade Docente.
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