Concepção de licenciandos em ciências biológicas sobre o estágio curricular supervisionado e sua colaboração para a construção da identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5446

Resumo

Resumo: A construção da Identidade Docente (ID) durante o curso de formação inicial exige saberes constituídos pela relação entre os conhecimentos das instituições formadoras e os saberes desenvolvidos no contexto do cotidiano escolar proporcionados pela prática docente. Assim, este estudo tem como objetivo identificar os desafios e perspectivas, a partir da percepção dos licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública baiana, para a construção da ID ao longo do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma investigação de caráter qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados foram a análise documental e o questionário. Contendo questões objetivas e subjetivas, o questionário foi enviado pelo Google Forms a catorze estudantes do referido curso. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo e, após a leitura atenta do material, foram organizados em duas categorias de análise: o desenvolvimento dos licenciandos durante o ECS e a relação entre licenciando e professor supervisor do ECS. Quanto ao momento do ECS, os licenciandos confirmaram sua importância ao adquirirem saberes específicos da prática e que estes são fundamentais para a construção da ID, porém destacaram algumas limitações durante o período de ECS. No que se refere à colaboração do professor supervisor, indicaram que a participação deste profissional não se restringe a aspectos relacionados à prática docente, pois o estagiário estabelece relações com este profissional que dialogam diretamente com a escolha pela docência.

Palavras-chave: Formação Inicial. Estágio Curricular Supervisionado. Identidade Docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus dos Santos Reis, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)/Mestrando

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Licenciado em Ciências Biológicas - UESC.

Viviane Borges Dias, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)/Professora Adjunta

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC); Membro do Grupo de Pesquisa Inclusão e Sociedade - UNEB e do Grupo de Pesquisa Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências - GPeCFEC/UESC.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

BRANDÃO DE SOUZA, J.; DOS SANTOS REIS, M.; BORGES DIAS, V. Concepção de licenciandos em ciências biológicas sobre o estágio curricular supervisionado e sua colaboração para a construção da identidade docente. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5446. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5446. Acesso em: 18 abr. 2024.