As potencialidades da gamificação e suas repercussões na formação de leitores
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5866Resumo
Resumo: Este artigo tem por objetivo identificar os aspectos gerais e estruturais da gamificação e suas repercussões no campo da leitura. Para tanto, foram realizados estudos sobre os conceitos, fundamentos e elementos da gamificação e estudos sobre propostas que utilizam a gamificação como estratégia para o processo de ensino-aprendizagem em geral e para o desenvolvimento da leitura em específico. Como resultado deste estudo e diante da necessidade de professores e professoras de reverem as estratégias efetivas de formação de leitores, pôde-se constatar que os desafios referentes à gamificação não estão relacionados apenas ao conhecimento dos seus conceitos, elementos ou desenho estrutural, mas principalmente em relação à compreensão das bases epistemológicas que devem regê-la, isto é, a interrelação entre os elementos estruturantes (dinâmica, mecânica e componentes) e uma fundamentação teórico-metodológica que promova um processo de letramento criativo e eficaz.
Palavras-chave: Letramento. Proposta Gamificada. Literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.