Metodologia da problematização com o arco de Maguerez: conhecimento de professores de escolas municipais em Palmeira das Missões/RS
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5836Resumo
Resumo: Este trabalho partiu do pressuposto de que uma das funções sociais da escola é o desenvolvimento dos conhecimentos sob a forma de diferentes metodologias ativas. Para tanto, se discorreu sobre a teoria do ensino desenvolvimental, que possibilita promover a aprendizagem ao instigar os professores a formarem seu pensamento teórico, crítico e político. O objetivo da pesquisa foi analisar o conhecimento dos professores de escolas municipais sobre a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez. A hipótese que norteou esta pesquisa foi a de que um trabalho desenvolvido pela perspectiva da metodologia da problematização pode propiciar o desenvolvimento de conhecimentos, tornando-os críticos e autônomos com compreensão da produção científica. Assim, o presente trabalho se caracteriza por ser qualiquantitativo e utilizou-se do procedimento de estudo de caso. Teve como participantes 40 professores de escolas municipais do município de Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul (RS). A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário, com a posterior análise através da técnica da triangulação. Os resultados indicaram que um número significativo de professores conhece as metodologias ativas, porém manifestam interesse em participar de formação continuada visando melhorar a compreensão sobre as diversas técnicas desse método. Conclui-se que a inserção das metodologias ativas em formações continuadas se constitui em uma ação premente para qualificar a educação básica, fomentando a reflexão sobre novas e necessárias concepções e estratégias para os processos de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Espaços pedagógicos; Ferramentas metodológicas; Formação continuada; Práticas escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.