Ensaios de uma formação encharcada pela experiência: cartografias com estudantes de psicologia
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5458Resumo
Resumo: Este artigo trata de um ensaio referente a uma formação em Psicologia encharcada pela experiência, visando tal perspectiva como um outro modo de pensar o processo formativo. Com a intenção de referenciar as operacionalidades do ensaio e as sonoridades da experiência, reverenciam-se os estudos de Jorge Larrosa (2003, 2004, 2018a). Já para rastrear algumas pistas do método cartográfico, conta-se com as produções de Passos, Kastrup e Escóssia (2009), entre outros. O método acontece pela construção de cinco encontros efetuados com quatro estudantes de Psicologia da Universidade do Vale Taquari, nos quais foram realizados cinco exercícios de pensamento, possibilitando o movimentar do pensar ao encontro da experiência. Os efeitos foram narrados em um diário de bordo produzido pela pesquisadora, compondo a análise da pesquisa. Como resultados, criaram-se cinco problemas que versam sobre os encharques da experiência na formação, atravessados por gestos de encontro com outros corpos; o tempo singular para se perder em seus labirintos; a profanação de cristalizações; o colecionamento e o compartilhamento de narrativas e o caráter de “ex-posição” dos sujeitos da experiência, enquanto estudantes de Psicologia. Ao final, apresentam-se considerações acerca das potencialidades da pesquisa como um espaço de abertura, possibilitado pelo ensaio e cartografia.
Palavras-chave: Experiência. Ensaio. Cartografia. Formação. Psicologia.
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