Um emaranhar de caminhos históricos, epistemológicos e educativos para se pensar a arteciência
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5573Resumo
Resumo: Na ausência de estudos que integrem, concomitantemente, conhecimentos artísticos e científicos, neste trabalho busca-se exemplificar as transformações do pensar científico ao se analisar, em termos mais abrangentes, alguns segmentos históricos da ciência-física a partir de obras artísticas. Em um primeiro momento, realizam-se discussões epistemológicas, entre convergências e divergências da arteciência, desenvolvidas pelos físicos e filósofos da ciência Paul K. Feyerabend e Thomas S. Kuhn. Posteriormente são tecidos debates educacionais da temática por meio de aspectos da teoria da aprendizagem significante de Carl R. Rogers e da expressividade artística proposta por Natalie Rogers. Em um terceiro instante, exemplificam-se relações da arteciência a partir de episódios históricos da física junto a algumas formas artísticas. Por fim, nas discussões finais, propõe-se o uso de histórias em quadrinhos (HQs), como uma forma de arte passível de expressar o conteúdo (de modo artístico e científico) e compartilhá-lo no e para além do âmbito educativo.
Palavras-chave: Aspectos da história da ciência e da arte. Paul K. Feyerabend. Carl R. Rogers e Natalie Rogers.
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