Centro de vivências lúdicas - oficina pedagógica (CVLOP): pressupostos para a formação continuada de professores e o brincar em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5872Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivos: i) identificar as contribuições da formação continuada lúdica de professores para o brincar em sala de aula, na perspectiva dos professores formadores do Centro de Vivências Lúdicas – Oficina Pedagógica, ii) ressaltar a necessidade de vivências lúdicas na formação continuada de professores e iii) discutir os pressupostos para a formação continuada lúdica de professores. O estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico e de questionário proposto no Google Forms. A principal questão discutida neste estudo é: quais aspectos identificados na formação continuada lúdica proposto pelo Centro de Vivências Lúdicas – Oficina Pedagógica contribui para o brincar em sala de aula? Os principais referenciais teóricos que fundamentam esta discussão são: Bondioli (1996), Chateau (1987), Contreras (2012), Curado Silva (2018), Huizinga (2010), Lavoura e Ramos (2020), Rodari (2010) e Vigotski (2003; 2021). O artigo está organizado nas sessões: Conhecendo o Centro de Vivências Lúdicas – Oficina Pedagógica, Pressupostos para a Formação Continuada Lúdica e o Brincar, Percurso Metodológico, Análise e Discussão dos Dados e Considerações Finais. A partir das informações obtidas, definiu-se três categorias: 1. A vivência de uma formação continuada lúdica; 2. A possibilidade de transposição da ludicidade na formação continuada para a prática pedagógica em sala de aula e 3. Intencionalidade pedagógica definida na formação continuada lúdica e para o brincar. Os dados indicam que é possível realizar a formação docente numa perspectiva lúdica e que contribui para o brincar em sala de aula.
Palavras chave: Lúdico. Jogo. Brincar. Brincadeira. Formação continuada lúdica.
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